metropoles.com

Para 53% dos brasileiros, saúde mental piorou por conta da pandemia

Pesquisa com 21 mil pessoas em 30 países mostra que bem-estar mental no Brasil só foi melhor que em outras quatro nações

atualizado

Compartilhar notícia

Malte Mueller/Getty Images
mulher sozinha olhando pela janela
1 de 1 mulher sozinha olhando pela janela - Foto: Malte Mueller/Getty Images

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros afirmam que o seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano por conta da pandemia de Covid-19. O levantamento foi divulgado pela BBC News Brasil.

O índice é maior do que a média global (45%) dos outros 30 países consultados, e fica abaixo apenas da Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). Só em três países, Índia, China e Arábia Saudita, a população acredita que a situação melhorou. Foram entrevistadas 21 mil pessoas, sendo mil delas no Brasil, de 16 a 74 anos.

A pesquisa do Ipsos também questionou os entrevistados sobre quando esperam voltar à normalidade: metade disse esperar que o retorno aconteça ainda em 2021 e 35% acredita que demorará mais tempo.

Um estudo publicado nessa terça (13/4) na revista científica The Lancet mostra que, apesar de a população estar sofrendo com a saúde mental, não houve aumento de casos de suicídio no Brasil. Os pesquisadores alertam que os dados podem estar incompletos e precisam ser monitorados.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?