metropoles.com

OMS: “Todas as vidas são importantes, não é hora de divergências políticas”

Em entrevista nesta segunda (29/06), representantes da OMS pediram que a pandemia de Covid-19 não seja tratada como tema político

atualizado

Compartilhar notícia

Questionado, em entrevista coletiva na tarde desta segunda (29/06) sobre a situação do Brasil durante a pandemia do coronavírus, Michael Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o país está enfrentando um “grande desafio”.

Se olharmos para o Brasil, ele representa uma proporção grande dos casos. Cerca de 26% dos diagnósticos e das mortes nas Américas foi registrada no país. Não se deve subestimar o tamanho e a complexidade de um país como o Brasil”, diz.

O diretor explica ainda que o país tem um histórico positivo de manejo de infecções e de criação de vacinas, mas que é necessário continuar lutando, de forma sustentada, nos níveis federal e estadual.

Política

Em uma resposta mais genérica sobre posicionamentos políticos durante a pandemia, Ryan afirmou que não é possível combater o coronavírus com ideologia, e que é o momento de cada cidadão e cada político se olhar no espelho e se perguntar se está fazendo o suficiente para controlar a disseminação. “A hora é agora, não temos tempo”, diz.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou ainda que, não importa o partido político, a maior missão dos governantes deve ser salvar vidas e fazer o melhor para o seu povo. “Mesmo se você estiver em lados diferentes, os cidadãos são os mesmos. Uma vida é importante, não importa o partido”, afirma.

Maria Van Kerkhove, epidemiologista responsável pela resposta da entidade à pandemia fez ainda um apelo para que a população escute a ciência e escolha saúde pública e experiência e não política.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?