metropoles.com

OMS diz que fim do isolamento precisa ser lento e controlado

De acordo com Tedros Adhanom, as medidas de restrição social impostas terão de ser retiradas “de modo lento e controlado”

atualizado

Compartilhar notícia

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou, em entrevista coletiva em Genebra, nesta segunda-feira (13/04), que as medidas de restrição social impostas por causa da pandemia de coronavírus terão de ser retiradas “de modo lento e controlado”.

A OMS pediu que os países tomem a decisão sobre reforçar ou relaxar a circulação de pessoas tendo como prioridade a saúde humana e que isso seja parte de uma estratégia abrangente de medidas contra a Covid-19.

A organização internacional listou seis critérios que os líderes mundiais devem estar atentos antes de suspenderem a restrição social:

1) A transmissão da Covid-19 deve estar controlada;
2) O sistema de saúde deve ser capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de mapear os contatos dos infectados;
3) Os riscos de surtos devem estar minimizados em instalações de saúde e casas de repouso, por exemplo;
4) As medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros lugares no qual as pessoas precisem ir;
5) Os riscos de importação de casos devem ser administrados;
6) As comunidades devem estar completamente educadas, engajadas e empoderadas para se ajustarem à nova norma.

Tedros Ghebreyesus notou que alguns países e regiões enfrentam “restrições econômicas severas” há semanas ou mesmo meses. “É difícil sobreviver a um ‘lockdown’ quando se depende do trabalho diário para comer”, admitiu, referindo-se a medidas de restrição mais forte de circulação, impostas por algumas das nações ou regiões especialmente afetadas.

Ainda assim, o diretor-geral destacou que a curva de novos casos acelera rápido, mas desacelera de modo mais devagar. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?