Nutricionistas apontam os 6 melhores hábitos para emagrecer de vez

Além de dieta equilibrada e exercícios físicos, o processo de emagrecimento envolve a adoção de hábitos saudáveis. Confira os principais

Raquel Valente
Compartilhar notícia

Quando o desejo é emagrecer, a maioria das pessoas começa encarando dietas restritivas, cortando alimentos do cardápio para equilibrar calorias gastas e consumidas. No entanto, a adoção de regimes alimentares não é a única alternativa para perder peso, nem a mais sustentável.

Para emagrecer de vez, é importante observar como ocorre a sua relação com a comida, além de incorporar hábitos alimentares positivos ao estilo de vida. Segundo o nutricionista Arthur Catão, a palavra dieta é comumente associada a restrições, quando, na verdade, é aquilo que você come diariamente.

“As dietas restritivas prometem grande perda de peso em um curto prazo de tempo. Elas podem até dar certo em um primeiro momento, mas, a longo prazo, tendem a falhar. No dia que você deixa a dieta e retoma seus velhos hábitos, as chances de ganhar o peso de volta são enormes”, aponta Arthur Catão.

A perda de peso está relacionada a mudanças de hábitos e de qualidade de vida. “Desenvolver um relacionamento positivo com a comida e ter disciplina a longo prazo são as chaves para um emagrecimento definitivo”, destaca o nutricionista.

A nutricionista Luanny Tayllon, concorda com o colega e aponta dois sabotadores do emagrecimento: a falta de constância e de planejamento.

“Não ter paciência com o seu processo, querer resultados rápidos e não focar nas pequenas mudanças diárias são os principais empecilhos. Além disso, você pode ter o plano alimentar perfeito, mas se não souber se planejar para executá-lo de forma eficiente não vai adiantar”, afirma.

Veja os 6 melhores hábitos para uma perda de peso sustentável:

1- Comece o dia com fibras

O processo de queimar calorias começa a partir da escolha do café da manhã. Por isso, adicionar um alimento rico em fibras na primeira refeição é importante para dar o pontapé inicial.

Vegetais, proteínas, grãos (como aveia, chia, amaranto, linhaça, psyllium) e frutas são boas opções. De acordo com Catão, esses alimentos possuem poucas calorias, mas, por serem ricos em fibras, aumentam a sensação de saciedade, segurando a fome até a próxima refeição.

2- Tome café da manhã com chá ou café

Para acompanhar a primeira refeição, é importante escolher um acompanhamento que otimize a queima de calorias. Café ou chás são bebidas matinais aliadas ao processo de emagrecimento.

“Os chás fornecem excelentes fitoquímicos para o nosso organismo, e algumas ervas têm efeitos termogênicos e anti-inflamatórios. Indivíduos que tendem a ter um quadro de disbiose (desequilíbrio na flora intestinal) e inflamação altas, podem incluir de 2 a 3 infusões/dia para ajudar na melhora da desinflamação”, explica Tayllon.

1/11
A utilização de remédios, chás para emagrecer e diuréticos sem prescrição médica pode ocasionar efeitos colaterais e gerar consequências irreversíveis e, até mesmo, fatais
Alguns famosos medicamentos são comercializados legalmente e sem a necessidade da retenção de receita. No entanto, não significa que sejam seguros ou eficazes. Pessoas com comorbidades, como hipertensão, diabetes ou hepatite A, alergias ou que tomam outras medicações podem ter sérios problemas, mesmo com os emagrecedores mais “naturais”
Por isso, só devem ser consumidos quando há indicação médica. Entre os riscos do uso indiscriminado estão dependência química, efeito sanfona e alterações gastrointestinais, cardíacas e renais
A maioria desses remédios age em receptores cerebrais, reduzindo o apetite e aumentando a saciedade. Alguns também agem como diuréticos, auxiliando na eliminação de líquidos corporais
Especialistas alertam que, além de chás e ervas não funcionarem no emagrecimento, as substâncias podem ser tóxicas para o fígado e para os rins, que são os dois órgãos do corpo responsáveis pela metabolização e excreção de substâncias e medicamentos
Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina e perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial e podem causar arritmias cardíacas
O consumo de alguns chás pode favorecer o alívio dos sintomas de ansiedade.
Durante o processo de emagrecimento é preciso mudar o estilo de vida e os hábitos. Por isso, é importante ser orientado por especialistas de educação física, endocrinologistas e nutricionistas

3- Aplique a consciência plena na alimentação

Ao longo do dia, manter o controle da fome pode impedir o exagero. Além disso, é importante apreciar as refeições sem pressa e de forma consciente para conseguir identificar o momento de satisfação.

Segundo a nutricionista Luanny Tayllon, aplicar o mindfulness (método de consciência plena) nada mais é que ter atenção em relação ao momento com a comida. “Reserve um local agradável para comer, evite mexer no celular (ou qualquer outro tipo de tela) enquanto come. Preste muita atenção a sua mastigação. Sinta todos os sentidos do que está no seu prato: o cheiro, o sabor e a textura”, recomenda.

4- Adote a dieta mediterrânea

Comer mais alimentos naturais, como frutas, verduras e grãos – que são a base alimentar da dieta mediterrânea, – pode otimizar o processo de ficar em forma e perder alguns quilos.

Quanto mais frescos os alimentos forem, melhor. Para Tayllon, além desses alimentos terem poucas calorias, eles promovem uma série de benefícios à saúde.

5- Mantenha preparos saudáveis na geladeira

O maior perigo para quem está com fome é não ter nada saudável de fácil acesso, isso pode fazer com que as pessoas recorram a alimentos industrializados ou fast-foods quando a fome aperta.
O ideal é deixar alguns pratos saudáveis prontos na geladeira.

6- Faça um diário alimentar

Outro passo importante para emagrecer é ter objetivos de curto e longo prazo em mente. O controle diário da alimentação via anotações permite verificar se você está mantendo a constância do seu propósito. “Monitore aquilo que você come, pode ser em um diário ou até mesmo por meio de aplicativos”, sugere Catão.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Sair da versão mobile