metropoles.com

Novavax solicita uso emergencial de vacina contra Covid nos EUA

O pedido da vacina da Novavax foi feito para Food and Drug Administration (FDA), solicitando uso emergencial em adultos maiores de 18 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Fotografia colorida de seringas de vacina
1 de 1 Fotografia colorida de seringas de vacina - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A empresa de biotecnologia Novavax informou que enviou pedido para o Food and Drug Administration (FDA), órgão compatível à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos Estados Unidos, solicitando a autorização de uso emergencial para a sua vacina contra a Covid-19. O imunizante baseado em proteínas foi criado para proteção de indivíduos com mais 18 anos contra o coronavírus.

De acordo com o anúncio, divulgado na última segunda-feira (31/1), a solicitação se baseou na conclusão positiva dos dados clínicos relacionados à fórmula. A Novavax enviou resultados de dois grandes ensaios que demonstraram uma eficácia geral de aproximadamente 90% e um perfil de segurança tranquilizador da vacina.

“Acreditamos que nossa vacina oferece uma opção diferenciada, construída em uma plataforma de vacina à base de proteína bem compreendida, e que pode ser uma alternativa às vacinas disponíveis para ajudar a combater a pandemia de Covid-19“, disse Stanley Erck, presidente e diretor executivo da Novavax.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Estudos clínicos

A Novavax conduziu dois ensaios clínicos de Fase 3. O primeiro incluiu quase 30 mil participantes nos Estados Unidos e no México, e o segundo analisou dados de 15 mil indivíduos no Reino Unido. Os resultados de ambos foram publicados na revista científica New England Journal of Medicine.

Segundo a empresa, a vacina demonstrou eficácia e segurança em ambos os estudos. Os eventos adversos graves foram baixos em número, sendo mais frequente os casos de náuseas, dor no local de injeção, fadiga e dores musculares.

No primeiro estudo, a vacina alcançou 90,4% de eficácia geral e o segundo ensaio alcançou uma eficiência de 89,7%. Os cientistas indicam que o produto foi geralmente bem tolerado e provocou uma resposta de anticorpos robusta após a segunda dose nas duas pesquisas.

Além disso, existe um estudo em desenvolvimento para avaliar a segurança e eficácia de uma dose menor da vacina, aproximadamente um terço da quantidade original, em crianças e adolescentes.

“O NVX-CoV2373 recebeu autorização condicional de várias agências reguladoras em todo o mundo, incluindo a Comissão Europeia, e está na lista de uso de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), com registros adicionais atualmente em revisão”, ressalta a Novavax.

Funcionamento da vacina 

A vacina é projetada a partir da sequência genética da primeira cepa do Sars-CoV-2. Ela foi criada usando a tecnologia de nanopartículas recombinantes para gerar um organismo derivado da proteína spike do coronavírus para melhorar a resposta imune e estimular altos níveis de anticorpos neutralizantes.

Feita à base de proteína, a vacina precisa ser armazenada entre 2°C e 8°C. Por isso, refrigeradores tradicionais poderão ser usados no processo de armazenamento e de distribuição.

A vacina é embalada como uma formulação líquida pronta para uso em um frasco contendo dez doses. O regime de imunização exige duas doses de 0,5 ml administradas por via intramuscular com 21 dias de intervalo. A Novavax estabeleceu parcerias para a fabricação, comercialização e distribuição do imunizante em todo o mundo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?