Nariz sangrando? Veja 8 possíveis causas e o que fazer

Sintoma é comum na época da seca, e tem a ver com alterações na qualidade do ar. Porém, pancadas e pressão alta podem influenciar hemorragia

atualizado 14/09/2021 18:39

Getty Images

Um dos sintomas mais comuns da época de seca é o sangramento do nariz. O revestimento do órgão contém vasos sanguíneos minúsculos que ficam perto da superfície e que, por isso, podem ser facilmente danificados, causando sangramento. A hemorragia nasal é mais comum após cutucar o nariz ou devido a alterações na qualidade do ar, que, caso esteja muito seco, pode deixar as membranas nasais mais suscetíveis a pequenas lesões.

Nesses casos, a indicação é assoar o nariz, sentar com a cabeça inclinada para a frente e apertar as narinas e o corpo do nariz brevemente.

Porém, além destes fatores, existem outras causas e doenças que podem estar na origem do sangramento nasal e se corretamente diagnosticadas, podem ser facilmente tratadas, corrigindo o problema da hemorragia.

1. Pancadas no nariz

Caso ocorra uma lesão, como uma pancada muito forte ou mesmo se o nariz quebrar, isso geralmente causa sangramento. A fratura pode ser acompanhada de outros sintomas como dor e inchaço, aparecimento de manchas roxas em volta dos olhos, sensibilidade ao toque, deformidade do nariz e dificuldade para respirar.

O que fazer: geralmente o tratamento deve ser feito no hospital e consiste no alívio dos sintomas com analgésicos e anti-inflamatórios, seguido de cirurgia para realinhamento dos ossos. A recuperação costuma ocorrer em cerca de 7 dias, mas, em alguns casos, outros procedimentos podem ser feitos pelo otorrino ou cirurgião plástico para correção total do nariz.

Normalmente, pessoas que têm pressão arterial alta não apresentam sintomas, a não ser que a pressão esteja superior a 140/90 mmHg. Nesses casos, alguns dos sintomas são enjoos e tonturas, dor de cabeça forte, sangramento pelo nariz, zumbido nos ouvidos, dificuldade para respirar, cansaço excessivo, visão embaçada e dor no peito.

O que fazer: o melhor a fazer caso a pessoa descubra que tem pressão alta através de uma medição simples é ir ao médico, que pode aconselhar uma dieta mais adequada, pobre em sal e gorduras, ou receitar remédios, a depender de cada caso.

3. Presença de corpo estranho no nariz

Por vezes, principalmente em bebês e crianças, o sangramento pode ser causado por objetos colocados no nariz, como pequenos brinquedos, pedaços de alimentos ou sujeira. Além do sangramento, é comum que surjam outros sintomas como desconforto no nariz e dificuldade para respirar.

O que fazer: deve-se tentar assoar suavemente o nariz ou tentar remover o objeto com uma pinça, por exemplo, mas com muito cuidado, pois este processo pode fazer com que o objeto fique ainda mais preso no nariz. Caso não funcione, deve-se ir ao hospital, para que um profissional de saúde retire o objeto com segurança.

4. Plaquetas baixas

Pessoas com plaquetas baixas têm uma maior tendência a sofrer sangramentos porque apresentam maior dificuldade em fazer a coagulação do sangue. Alguns sintomas comuns são manchas roxas e avermelhadas na pele, sangramento das gengivas e do nariz, presença de sangue na urina, sangramento nas fezes, menstruação volumosa ou feridas com sangramento de difícil controle.

5. Desvio do septo nasal

O desvio do septo nasal pode ocorrer devido a traumatismos no nariz, inflamações locais ou ser apenas um defeito de nascença. A condição provoca diminuição do tamanho de uma das narinas, podendo causar dificuldade em respirar, sinusite, cansaço, sangramento nasal, dificuldade para dormir e ronco.

O que fazer: geralmente é necessário corrigir o desvio através de uma cirurgia simples.

6. Hemofilia

A hemofilia é uma doença genética e hereditária que causa alterações na coagulação do sangue, podendo causar sintomas como manchas roxas na pele, inchaço e dor nas articulações, sangramentos espontâneos na gengiva ou nariz, hemorragias difíceis de parar após um simples corte ou cirurgia e menstruação excessiva e prolongada.

O que fazer: embora não tenha cura, a hemofilia pode ser tratada com a reposição dos fatores de coagulação que estão em falta.

7. Sinusite

A inflamação dos seios nasais pode causar sintomas como sangramento nasal, dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto. Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus influenza, sendo muito comum durante crises de gripe, mas também pode ser causada pelo desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais.

8. Uso de medicamentos

O uso frequente de alguns tipos de medicamentos, como sprays nasais para alergias, anticoagulantes ou aspirina podem dificultar a coagulação do sangue e, por isso, causar hemorragias mais facilmente, inclusive no nariz.

O que fazer: se o sangramento do nariz causar muito desconforto ou for frequente, o ideal é falar com o médico para medir os benefícios e os riscos do remédio, e se se justificar, fazer a sua substituição.

Com informações do portal Tua Saúde

Últimas notícias