Nada cringe: confira cinco razões para não pular o café da manhã

A refeição é uma das mais importantes do dia, e pode causar até aumento de peso e mal estar caso seja deixada de lado

atualizado 09/07/2021 19:26

cafe-da-manha-romanticoFoto: Andrew Wong/Unsplash

O café da manhã é uma das principais refeições do dia, e garante a energia necessária para as atividades do dia. Caso ele seja pulado frequentemente ou não seja composto por alimentos saudáveis, é possível notar algumas consequências para a saúde, como falta de disposição, mal estar, fome na hora do almoço e aumento da gordura corporal, por exemplo.

Confira cinco explicações sobre o que pode acontecer caso o café da manhã não seja consumido de forma regular:

1. Aumento de peso e da gordura corporal

Ao invés de ajudar a emagrecer, pular o café da manhã pode contribuir para o aumento de peso e da quantidade de gordura corporal. Isso acontece porque, ao deixar de comer pela manhã, o apetite pode ficar descontrolado ao longo do dia, com vários lanches ao longo da manhã para compensar, ou aumento da quantidade de calorias consumidas no almoço, o que contribui para o ganho de peso e aumento da gordura corporal.

2. Mais fome durante o dia

Evitar o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, o que provoca fome e desejo por alimentos calóricos. Doces, frituras, salgados e alimentos industrializados não costumam saciar a fome por muito tempo, estimulando que a pessoa coma ainda mais.

3. Causa mal estar

Mesmo após uma longa noite de sono, o corpo continua funcionando e gastando energia e, por isso, quando o café da manhã é deixado de lado, ocorrem alterações na glicemia que podem causar enjoos, tontura e mal estar. Assim, fazer uma refeição ao acordar é importante para que o nível de açúcar no sangue se mantenha estável e controlado, evitando complicações e problemas de saúde.

Pular a primeira refeição do dia também pode estar ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas. Isso acontece porque muitas pessoas acabam compensando a refeição com alimentação exagerada durante o resto do dia, causando aumento da gordura e do colesterol do organismo.

5. Aumento do cansaço

Evitar o café da manhã aumenta a sensação de cansaço corporal, mesmo depois de uma boa noite de sono. Além disso, permanecer em jejum depois de acordar diminui a capacidade de concentração do cérebro, prejudicando o rendimento no trabalho e nos estudos. Também não sobra energia suficiente para realizar as atividades do dia a dia, uma vez que os níveis de glicose, que é a primeira fonte de energia do corpo, estão baixos.

Com informações do portal Tua Saúde

Mais lidas
Últimas notícias