metropoles.com

Mulher que se recuperou do coronavírus faz relato emocionado

A escritora e psicóloga Nayana Oliveira, de Goiás, publicou carta reflexiva sobre o que viveu em uma rede social

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Instagram
paciente de Goiás recuperada coronavírus
1 de 1 paciente de Goiás recuperada coronavírus - Foto: Divulgação/Instagram

Uma das primeiras pessoas confirmadas com coronavírus no Brasil, a escritora e psicóloga Nayana Oliveira, publicou em uma rede social uma carta em tom reflexivo sobre o que viveu.

“Interessante pensar que o coronavírus, um vírus que ocasionou um surto de doença respiratória, desacelerou o mundo e trouxe de volta para casa a família”, relata.

Ela sugere que as pessoas aproveitem o atual momento de isolamento voluntário para um mergulho em seu mundo interior: “Venho por meio dessa carta despertar a importância de saber fazer uma limonada quando a vida lhe traz um limão.

Além de recomendar os cuidados básicos para evitar a contaminação – lavar sempre as mãos e manter uma distância física adequada, ela sugere usar o tempo “de forma positiva, amorosa e com gratidão.”

A psicóloga adquiriu o vírus durante uma viagem aos Estados Unidos e foi diagnostica em Goiás em 12/03. Ela contou ao G1 que teve um quadro mais brando da doença e que seu isolamento garantiu que pessoas próximas não fossem infectadas. Veja o post:

 

Ver essa foto no Instagram

 

La Cara y La Corona Os profissionais da área da saúde há tempos discutem os impactos e prejuízos para saúde física e mental da agitação da vida moderna. Potencializando o estresse com a falta de tempo e corroborando para o aumento da ansiedade exarcebada bem como do desequilíbrio do ponto de vista biológico, psicológico e social. Interessante pensar que o Coronavírus (COVID-19 ), um vírus que ocasionou um surto de doença respiratória, desacelerou o mundo e trouxe de volta para casa a família. Não só isso, mas que exige o isolamento como tratamento proporcionando ao indivíduo a oportunidade de ficar próximo de si mesmo. Quanta novidade pra quem sai de manhã com os filhos dormindo e volta pra casa com eles já na cama. Agora com todo esse tempo livre nas mãos. Venho por meio dessa carta despertar a importância de saber fazer uma limonada quando a vida lhe traz um limão. Use seu tempo de forma positiva, amorosa e com gratidão. Vamos olhar para a cara e não apenas para o corona vamos nos acalmar, aproveitar essa desaceleração global, esse retorno para dentro de casa , essa aproximação de você com si mesmo para praticar o amar. “Não falta amor falta amar”. Converse olhando nos olhos, veja o por do sol, conte histórias, dê risadas, verbalize seu sentimentos, cante, dance, brinque as prevenções como higienização e distanciamento de 1 ou 2 metros entre as pessoas não precisam ser maiores do que sua conexão entre elas. Hora de refletir e resgatar. Vamos manter nossas mentes limpas, com zelo, cuidado e prevenções para que possamos não apenas combater essa pandemia mas também evoluir como seres humanos mais amorosos, cautelosos e colaborativos. (Nayana Oliveira)

Uma publicação compartilhada por Nayana Oliveira✨???? (@nayana_ala) em

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?