Menstruação prolongada: o que é, possíveis causas e como tratar

Sangramentos que duram mais de 8 dias podem indicar problemas no sistema reprodutivo feminino

atualizado 06/11/2020 10:46

Pexels/Reprodução

Se a menstruação passa de 8 dias é considerada prolongada e pode indicar que há alguma alteração no sistema reprodutivo feminino. Em casos assim, a perda contínua de sangue costuma desencadear  fraqueza, tontura ou anemia.

A menstruação prolongada pode ser sinal de alguma DST, endometriose, mioma ou, até mesmo, possível gravidez. Por isso, é importante consultar um ginecologista para descobrir a causa e iniciar um tratamento, caso seja necessário.

Possíveis causas

A menstruação normal dura de 4 a 7 dias e o mais comum é que seja mais intensa nos dois primeiros dias e vá diminuindo e ficando mais escura. Quando a menstruação demora mais de 8 dias, é necessário que a mulher fique atenta à quantidade de sangue perdida e à cor dele.

Trocar o absorvente mais de 6 vezes por dia pode indicar que a menstruação é muito intensa e, se a cor for muito vermelha ou muito escura, é importante pedir aconselhamento médico.

Algumas possíveis causas da menstruação prolongada são:

  • Mioma uterino;
  • Alterações hormonais;
  • Problemas de ovulação;
  • Pólipos no útero;
  • Doenças hemorrágicas como hemofilia;
  • Uso de DIU de cobre;
  • Câncer;
  • Uso de medicamentos.

Para saber exatamente o que está causando a alteração na menstruação, o ginecologista irá observar a região genital, fazer o exame de toque com espéculo vaginal e pedir exames como papanicolau ou colposcopia.

Por vezes, o uso de anticoncepcional é suficiente para cessar a menstruação prolongada, mas, em todo caso, as causas devem ser investigadas. Depois de descobrir o motivo, o ginecologista poderá sugerir outros tratamentos, como a criocirurgia, para remover verrugas ou pólipos, por exemplo.

O que fazer

A mulher deve marcar uma consulta médica para que seja indicado o tratamento adequado. Entre eles, estão:

Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer dilatação e curetagem do útero, remoção do endométrio ou colo do útero, embora estes procedimentos sejam evitados em mulheres jovens e que ainda não tiveram filhos, pois reduzem a possibilidade de gravidez.

Quando a menstruação prolongada é normal

É normal a menstruação ficar irregular e durar mais tempo depois da ingestão da pílula do dia seguinte. Além disso, também é comum em adolescentes que ainda não têm seu ciclo regular e nas mulheres que estão entrando na menopausa, por causa das variações hormonais.

Mais lidas
Últimas notícias