Matemática da dieta: aprenda calcular quanto o corpo gasta em repouso

Conhecer o gasto calórico basal ajuda você a emagrecer. Para perder 1 kg, o organismo precisa queimar cerca de 7 mil calorias

atualizado 16/06/2019 19:23

lucapierro/Getty Images

O segredo para manter o peso e não engordar é simples: ingerir a mesma quantidade de calorias que se gasta por dia. É relativamente fácil controlar o que se come, seguindo uma dieta balanceada e pobre em gorduras. Mas você sabe quantas calorias o seu corpo gasta em repouso, só para funcionar? O chamado gasto calórico basal garante a manutenção de todos os órgãos e sistemas. Se você consumir mais do que gasta, engorda. Se menos, emagrece.

Quem tem dificuldade para lidar com a balança deve prestar atenção ao número e fazer a correspondência com a quantidade de calorias da dieta. Outro ponto importante é escolher atividades físicas de gasto calórico que alcancem o gasto necessário para o emagrecimento. Para saber a quantidade de calorias que seu corpo precisa para se manter saudável, você pode usar a seguinte fórmula matemática:

Mulheres:

  • 18 a 30 anos: (14.7 x peso) + 496 = X
  • 31 a 60 anos:  (8.7 x peso) + 829 = X

A seguir, é preciso levar em consideração o tipo de atividade que você pratica diariamente, por isso deve multiplicar o valor encontrado na equação acima por:

  • 1,5 – se for sedentária ou tiver uma atividade leve
  • 1,6 – se praticar atividade física ou tarefas moderadas

Homens:

  • 18 a 30 anos: (15.3 x peso) + 679 = X
  • 31 a 60 anos: (11.6 x peso) + 879 = X

Depois de encontrar o valor de X você deve multiplicar por:

  • 1,6 – se for sedentário ou tiver uma atividade leve
  • 1,7 – se praticar atividade física ou tarefas moderadas

Devem considerar atividade física leve pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, que trabalham em escritórios e ficam muito tempo sentadas. Já as tarefas moderadas são aquelas que exigem um maior esforço físico como dançarinos, pintores, carregadores de mercadorias e pedreiros.

Como gastar mais calorias para emagrecer
Para perder 1 kg de peso corporal é preciso queimar cerca de 7 mil calorias.

É possível gastar mais calorias aumentando o nível de atividade física. Certas práticas queimam mais calorias que outras, mas isso depende também do esforço necessário para realizar o exercício com perfeição. Por exemplo: uma aula de aeróbica gasta em média 260 calorias por hora enquanto uma hora de zumba queima cerca de 800 calorias.

Mas existem pequenos hábitos que você pode mudar para que seu corpo gaste mais calorias, como levantar para mudar o canal da televisão sem usar o controle remoto, lavar o carro e fazer atividades domésticas como aspirar um tapete. Apesar de parecer pouco, essas ações ajudam o corpo a queimar mais gordura e emagrecer. Além disso, se você precisa perder peso, é necessário diminuir as calorias que ingere por meio da alimentação. Para isso, o indicado é evitar frituras, açúcares e gorduras, que são ricos em calorias, e apostar em algumas opções conhecidas por agilizar o metabolismo, como chás, canela e gengibre. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias