Mandetta diz que isolamento social voluntário está funcionando

Ministro da Saúde afirma que curva de casos confirmados está menos íngreme do que o esperado devido às medidas de restrição ao convívio

Mesmo com aumento de cerca de mil casos confirmados de coronavírus nas últimas 24h, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se mostrou confiante em relação ao controle do crescimento da doença no país. “A curva está ficando menos íngreme“, afirma. “Esse dado nos mostra que a diminuição da dinâmica social está funcionando.”

Mandetta explica que é preciso continuar com o isolamento social pelo menos até que o sistema esteja preparado para responder à crise. “O sistema está se fortalecendo, vejo todos os dias os prefeitos e governadores cheios de iniciativa. A população adotou as nossas medidas. Falta só o mercado privado se organizar para nos dar mais confiança para lidar com a dinâmica social”, afirma o ministro.

Segundo ele, o momento é desafiador para todos. “Estamos lutando com as armas que a gente tem. Não somos um país pequeno, somos um continente. Vamos trabalhando para encontrar a nossa métrica, o governo inteiro está fazendo ações de proteção para encontrar um equilíbrio”, explica o ministro.