Manchas vermelhas na pele? Veja sete doenças que podem causá-las

O tratamento depende do tipo das manchas. É fundamental ir ao médico para ter o diagnóstico

atualizado 09/12/2019 8:38

As manchas vermelhas na pele em adultos podem estar relacionadas com doenças como zika, rubéola ou uma simples alergia. Assim, sempre que esse sintoma aparece, é fundamental ir ao médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou até mesmo antibióticos.

A partir do tipo de manchas e dos outros sintomas, o profissional de saúde pode identificar a causa. Exames também podem ser solicitados para se chegar ao diagnóstico.

As principais causas de manchas vermelhas na pele são:

1. Alergia

Como são as manchas: de tamanho médio, podem ser vermelhas ou brancas, coçarem muito, e terem líquido por dentro. Geralmente, aparecem após o contato com plantas, pelos de animais ou ingestão de remédios, por exemplo. Também podem ser causadas por picada de inseto ou intoxicação alimentar.

Como tratar: os sintomas podem ser aliviados com remédios para alergia ou aplicação de cremes, receitados pelo dermatologista.

2. Micose

Como são as manchas: podem ser grandes e afetam uma região bem delimitada do corpo. Além disso, também pode haver formação de bolhas e descamação na área.

Como tratar: remédios antifúngicos e por vezes antibióticos costumam ser indicados pelo dermatologista.

3. Zika vírus

Como são as manchas: pintas avermelhadas suavemente elevadas que são acompanhadas de coceira. Geralmente, aparecem 3 dias após a picada do mosquito. As manchas da zika costumam surgir primeiro no rosto e, em poucas horas, se espalham pelo resto do corpo. O normal é que durem cerca de 5 dias.

Como tratar: repouso, hidratação e remédios prescritos pelo médico para aliviar os sintomas e o desconforto.

4. Eczema

Como são as manchas: provocam muita coceira e podem ficar inchadas. São mais frequentes em crianças e em profissionais da saúde que lavam as mãos com sabonetes antissépticos.

Como tratar: ingestão de remédios anti-alérgicos e aplicação de pomadas ou cremes corticoides prescritos pelo dermatologista.

5. Rubéola

Como são as manchas: são pequenas, ligeiramente elevadas e provocam coceira. Normalmente, começam no rosto e na parte de trás das orelhas e, em pouco tempo, se espalham pelo corpo. Duram cerca de 3 dias.

Como tratar: seguir o tratamento indicado pelo médico que pode ser feito com Paracetamol até que a doença esteja devidamente controlada.

6. Psoríase

Como são as manchas: apresentam centro branco com bordas vermelhas, secas, que descamam e causam coceira. São mais frequentes antes dos 30 anos e depois dos 50 anos. Não são contagiosas e estão relacionadas com fatores genéticos.

Como tratar: aplicação de cremes ou pomadas anti-inflamatórias orientadas pelo dermatologista, exposição solar e alterações na alimentação (evitar comidas gordurosas e produtos industrializados, e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e betacaroteno).

7. Lúpus

Como são as manchas: são manchas avermelhadas planas ou elevadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes em mulheres.

Como tratar: remédios corticoides e imunossupressores orientados pelo médico.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias