Manchas de limão e outras frutas cítricas na pele: dicas de prevenção

O simples ato de cortar e espremer limão pode causar manchas escuras severas ou lesões avermelhadas na pele. Saiba como eliminar esse perigo

Paula Filizola
Compartilhar notícia

É comum médicos e nutricionistas recomendarem a seus pacientes ingerir água com limão espremido em jejum. Mas nem sempre se lembram de alertar sobre os cuidados necessários ao manusear o alimento, assim como frutas cítricas (laranja e tangerina, por exemplo).

Em contato com a pele, essas frutas podem causar fitofotodermatite, principalmente se a área for exposta ao calor ou sol. Não é preciso estar na praia ou na piscina para que a pele fique manchada. O calor do ambiente ou do próprio corpo em contato com o sumo da fruta pode deixar manchas. 

A dermatologista Regina Santos explica que, nesses casos, podem ocorrer lesões vermelhas frequentemente lineares, bem como manchas de cor marrom, além de bolhas ou sensação de ardência no local. 

O tratamento deve incluir a hidratação da pele e atenção extra com o uso do protetor solar nas áreas afetadas. Para se prevenir, basta lavar bem a área com água corrente e sabonete neutro após o contato com essas frutas. 

Sair da versão mobile