Mais grave do que parece. Saiba o que é uma luxação e como cuidar

A lesão acontece quando um osso é deslocado, perdendo o encaixe. Muito comum em crianças, também pode ser causada por traumatismos fortes

ChooChin/istockChooChin/istock

atualizado 20/02/2019 23:34

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo seu encaixe natural. Ela pode estar associada a uma fratura e geralmente é causada por um forte traumatismo, como uma queda ou acidente automobilístico. Outra opção é uma frouxidão nos ligamentos articulares que pode ser causada por doenças crônicas como artrite ou artrose.

Os primeiros socorros para luxação são administrar analgésico e levar o paciente para o hospital, onde receberá o tratamento adequado. Se não for possível levá-lo, ligue gratuitamente para o número 192 e chame uma ambulância.

Embora a luxação possa ocorrer em qualquer articulação do corpo, as regiões mais afetadas são tornozelos, dedos, joelhos, ombros e punhos. O machucado acontece frequentemente em crianças. As consequências da lesão podem ser danos nos músculos, ligamentos e tendões.

Quando ela acontece, é recomendado:

  1. . Não forçar o membro afetado, nem tentar movimentá-lo;
  2. . Faça uma tipoia para impedir a articulação de mexer, utilizando tecido, uma faixa ou um cinto, por exemplo;
  3. . Aplique uma compressa gelada na articulação afetada;
  4. . Chame uma ambulância ou vá ao pronto-socorro.

Quando uma articulação se encontra luxada, não se deve tentar colocá-la de volta no lugar. Se o movimento for mal realizado, pode causar lesões graves no sistema nervoso periférico, provocando ainda mais dor e incapacidade.

A luxação pode ser confirmada quando existem estes quatro sinais:

  • Dor muito forte na articulação;
  • Dificuldade para movimentar o membro afetado;
  • Inchaço ou manchas roxas na articulação;
  • Deformação do membro afetado.

Dependendo do tipo da pancada e da intensidade, a luxação também pode surgir com uma fratura do osso. Neste caso, também se deve evitar corrigir a fratura, sendo aconselhável ir rapidamente para o pronto-socorro.

Como é feito o tratamento

O tratamento é indicado pelo médico de acordo com o tipo de luxação. No entanto, na maioria dos casos, é recomendado o uso de medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas. Além disso, o médico coloca a articulação no lugar para acelerar o processo de recuperação.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias