Existem muitas dietas para emagrecer que são vendidas como fórmula definitiva para a perda de peso, mas a maior parte das pessoas se decepcionada com os resultados. Porém, a grande receita para o emagrecimento ainda não existe, e a melhor solução é ter uma dieta personalizada feita por um nutricionista e praticar atividades físicas regularmente.

No entanto, a internet segue cheia de dietas mirabolantes e ideias sem nenhum embasamento científico para perder os quilos a mais. A nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, fez uma lista dos dez principais mitos e verdades sobre dietas de emagrecimento. Confira:

1. Comer à noite engorda
DEPENDE. Manter uma dieta equilibrada à noite, com poucos açúcares e gorduras, não engorda. O importante é manter o ritmo e consumir pequenas porções ao longo do dia, lembrando sempre de inserir verduras e legumes no jantar. No entanto, exagerar na quantidade de comida ou ingerir produtos não saudáveis, como refrigerantes e frituras, e ir dormir logo em seguida provoca um excesso de calorias que o corpo não terá previsão de gastar.

2. Malhar de casaco queima mais calorias
MITO. Fazer exercícios agasalhado para suar mais não ajuda a emagrecer, apenas faz com que se perca mais água por meio do suor. Ao terminar o treino, o corpo precisará ser reidratado e tudo o que foi perdido é retomado rapidamente.

3. Tenho que trocar tudo por diet e light
MITO.
Para emagrecer, não é necessário trocar tudo por diet ou light, pois esses produtos são usados em casos específicos, de preferência com a orientação do nutricionista. Muitas vezes, ao consumi-los, a tendência é achar que pode comer em maior quantidade, o que não compensa em uma dieta e faz ganhar peso sem notar.

4. Devo me controlar até no fim de semana
VERDADE. Manter a linha durante a semana e ter refeições livres nos dias de folga deixa o metabolismo mais confuso, e todas as calorias perdidas serão repostas. Lembre-se de que o seu corpo não para e não sabe em que dia da semana está. Por isso, tente manter os hábitos saudáveis todos os dias, o que não significa que, de vez em quando, não se possa comer algo com mais açúcar ou gordura. O importante é o equilíbrio.

5. Ficar sem comer emagrece
MITO. Ficar sem comer por muito tempo ou pular refeições confunde o organismo e deixa o metabolismo mais lento, dificultando a perda de peso. Isso acontece porque, ao receber poucas calorias, o corpo também passa a economizar mais e guarda qualquer energia como peso extra.

6. Não existe remédio que emagrece
VERDADE.
Afinal, se existisse algum remédio que realmente emagrecesse de forma fácil todo mundo estaria correndo atrás desse milagre. Os medicamentos usados para emagrecer devem sempre ser prescritos pelo médico, pois têm muitas contraindicações e efeitos colaterais e só fazem efeito quando aliados a uma dieta equilibrada e à prática regular de atividade física.

7. Tomar líquidos nas refeições engorda
DEPENDE. Se os líquidos forem refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos artificiais ou mesmo sucos naturais com açúcar ajudam a engordar sim. Mas se a bebida for água ou um copo pequeno de suco natural de fruta, por exemplo, pode-se consumir sem problemas.

As principais desvantagens de beber líquidos nas refeições são: dificultar a digestão e incentivar o consumo de mais comida. Ter algo para beber faz com que se mastigue menos, e a sensação de saciedade demora mais tempo a chegar. Assim, se você consome apenas água ou suco natural em pequenas quantidades e não tem problemas de refluxo ou má digestão, beber líquidos durante as refeições não será um problema.

8. Cirurgia bariátrica é a solução definitiva
MITO. Muitos pacientes que fizeram cirurgia bariátrica engordaram novamente após um ou dois anos do procedimento, pois não conseguiram construir hábitos saudáveis de alimentação e de prática de atividade física. A cirurgia é um processo doloroso e difícil, em que o tamanho do estômago se reduz para evitar o consumo excessivo de alimentos. No entanto, com o passar do tempo, ele volta a aumentar de capacidade e continuar se alimentando mal faz o peso e as doenças voltarem.

9. Estar sempre de dieta não funciona
VERDADE. Mas apenas se as dietas não forem bem planejadas, pois fazer qualquer dieta da moda pode alterar o metabolismo para pior e não trazer benefício nenhum. Além disso, é complicado cumprir dietas difíceis que não foram feitas pensando na sua rotina e, por isso, os resultados de dietas personalizadas são sempre melhores.

10. Pra fazer dieta tenho que cortar carboidratos
MITO. Uma dieta equilibrada e bem planejada inclui todos os nutrientes, e o carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo, sendo importante para manter a glicemia equilibrada e a saúde das células. Cortar os carboidratos do cardápio pode ser útil apenas em casos específicos, mas sempre durante um período de tempo reduzido e seguindo a orientação do nutricionista.

(Com informações do portal Tua Saúde)