metropoles.com

Líder mundial em vacinação, Israel experimenta a nova “vida normal”

País parece ter atingido a imunidade de rebanho e permite que a população fique sem máscara ao ar livre, mas restrições continuam

atualizado

Compartilhar notícia

Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images
Vacinação em Israel
1 de 1 Vacinação em Israel - Foto: Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images

País mais avançado do mundo em vacinação contra a Covid-19, Israel já imunizou, com duas doses, 57,7% da sua população. Segundo o site Our World in Data, 10,37 milhões de doses foram aplicadas, e 62% dos israelenses receberam pelo menos a primeira injeção.

Cerca de 15% da população teve Covid-19 nos últimos seis meses, e pesquisadores locais consideram que, somando esse número ao de vacinados, o país já teria ultrapassado os 70% necessários para atingir a imunidade de rebanho.

Israel tem apostado em esquema maciço de vacinação com os imunizantes da Pfizer/BioNTech. Porém, desde o fim de março, a campanha reduziu a velocidade — a maioria da população ainda não vacinada é menor de 16 anos e não pode receber a injeção.

Mesmo assim, Israel está cada dia mais próximo de controlar a pandemia. O número de óbitos decorrentes da infecção caiu 85% em relação ao último pico da Covid-19 no país, segundo dados do Ministério da Saúde local, divulgados no fim de março. A quantidade de casos diários também reduziu 98%, de acordo com um estudo do Instituto Weizmann, divulgado esta semana.

Segundo o site do Ministério da Saúde de Israel, nas últimas 24h foram registrados apenas 111 novos casos no país, e há 166 pacientes seriamente doentes e internados em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Reabertura

Na última semana, o governo israelense decidiu que a população não precisa mais usar máscaras ao ar livre — o item ainda é obrigatório em espaços fechados. As aulas de todo o sistema educacional já voltaram ao normal.

O país pode ter alcançado a imunidade de rebanho, mas o Ministério da Saúde afirma que a infecção ainda se comporta de maneira imprevisível, e é preciso manter os cuidados até que se tenha certeza de segurança. “Todos temos que ter uma máscara no bolso para usá-la quando necessário”, frisa o médico Nachman Ash, coordenador nacional da resposta à pandemia.

Israel também adotou o chamado “passe verde”, que identifica pessoas imunizadas contra o vírus. Elas podem ter acesso a hotéis, eventos culturais e esportivos, bares, restaurantes e salões de festa. Cidadãos israelenses também já podem viajar, sem quarentena, para alguns países, como a Grécia, com a única condição de testar negativo quando chegar ao destino.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?