metropoles.com

Japão suspende uso de 1,6 milhão de doses de vacina por contaminação

Segundo o governo, algumas doses de lotes afetados podem ter sido aplicadas, mas até o momento, efeitos adversos não foram relatados

atualizado

Compartilhar notícia

Carl Court/Getty Images
Mass Coronavirus Vaccination Begins In Tokyo
1 de 1 Mass Coronavirus Vaccination Begins In Tokyo - Foto: Carl Court/Getty Images

O Japão suspendeu o uso de cerca de 1,63 milhão de doses da vacina da Moderna contra a Covid-19 nesta quinta-feira (26/8) após detectar a contaminação de parte dos frascos, o que aumentou temores de escassez de imunizantes no momento em que o país tenta acelerar sua campanha de vacinação por causa de uma nova onda de contágios.

O Ministério da Saúde japonês afirmou que a contaminação, detectada em frascos que não haviam sido utilizados, foi encontrada em diversos locais de aplicação. Segundo o governo, algumas doses de lotes afetados podem ter sido aplicadas, mas até o momento, efeitos adversos não foram relatados.

A Takeda Pharmaceutical, empresa responsável pela distribuição da vacina da Moderna no Japão, afirmou que decidiu suspender o uso de doses fabricadas na mesma linha de produção das vacinas afetadas como medida de segurança. A empresa pediu à Moderna para conduzir uma investigação de emergência e disse a instituições médicas e organizadores para que não apliquem doses produzidas na Espanha.

O Ministério e a Takeda não deram detalhes sobre o tipo de contaminação, ou se as doses afetadas foram distribuídas também fora do Japão.

A vacinação no Japão depende exclusivamente de vacinas produzidas no exterior, o que inclui a da Moderna e os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. Desde meados de junho, as doses da Moderna estão disponíveis em grandes centros de vacinação, e ajudaram a acelerar a campanha no país.

Cerca de 43% da população japonesa está totalmente vacinada, e em média, 1 milhão de doses são aplicadas por dia.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?