Fórum debate estratégias de prevenção e tratamento ao câncer

Encontro no Senado reúne especialistas, representantes de pacientes e legisladores para ampliar políticas públicas de enfrentamento à doença

iStockiStock

atualizado 07/10/2019 18:28

O IV Fórum Nacional sobre Câncer: avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente será realizado nesta terça-feira (08/10/2019), a partir das 14h, no Senado Federal, com inscrições gratuitas. O encontro reúne representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, da sociedade civil, de organizações médicas e estudiosos para debater medidas que aumentem o acesso ao diagnóstico e tratamento dos pacientes, assim como para discutir políticas públicas que consigam prevenir casos da doença.

O câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, atrás apenas de doenças cardiovasculares, mas, segundo estimativas do Observatório de Oncologia, deve se tornar o primeiro motivo de óbitos em 2029. Em 515 municípios, o que representa 10% das cidades brasileiras, o câncer é a principal causa de morte, e, em 120 deles, há um empate entre as mortes causadas por câncer e as enfermidades ligadas ao coração.

Entre os debatedores estarão representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Instituto Oncoguia, Hospital Sírio-Libanês, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Fundação Oswaldo Cruz. Parlamentares também participarão das discussões.

Serviço
IV Fórum Nacional sobre Câncer: avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente
Data: 08/10/2019
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis, Senado Federal – Brasília
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site Ação Responsável

Últimas notícias