metropoles.com

Folia liberada. Cuidados para grávidas aproveitarem o Carnaval

As futuras mães podem aproveitar o período de festas, mas devem estar atentas à alimentação, à hidratação e ao cansaço

atualizado

Compartilhar notícia

searagen, IStock
carnaval gravida
1 de 1 carnaval gravida - Foto: searagen, IStock

Um dos feriados mais queridos dos brasileiros é o Carnaval, e tem gente que não consegue ficar fora da folia. Com alguns cuidados simples, as futuras mamães também podem aproveitar o período de festas. É importante, entretanto, que estejam atentas à alimentação, à hidratação e se permitam períodos de descanso.

A ginecologista e obstetra do Centro de Medicina Fetal (Cemefe) Raphaela Bueno ressalta que as gestantes devem evitar jejuns prolongados e sugere que elas incluam lanches saudáveis, como mix de frutas e cereais, no kit folia. A ingestão de sucos e água também é indispensável.

A médica recomenda, ainda, que as grávidas evitem locais fechados, sem ventilação e/ou muito cheios, bem como espaços que tenham fumaça ou spray, para que não corram o risco de inalar algo prejudicial ao bebê. A médica sugere roupas leves, claras e o uso de tênis. Segundo ela, é aconselhável que as gestantes dancem, mas sem pular.

A profissional também indica que grávidas descansem de duas em duas horas. “É importante respeitar os limites de cada uma, e a melhor forma de curtir é evitar excessos”, orienta.

Riscos
Com o crescimento da barriga, o centro de gravidade pode se deslocar, aumentando o risco de quedas. Em caso de tumulto, é melhor se afastar: empurrões, quedas e pancadas na barriga aumentam o risco de parto prematuro. Mesmo redobrando os cuidados, as grávidas com algum tipo de fator de risco, como sangramentos ou contrações, devem consultar o obstetra antes de se aventurarem na folia.

Compartilhar notícia