metropoles.com

Exagerou no Natal? Veja como recuperar a saúde da pele antes do Ano-Novo

Especialistas dão dicas para recuperar os prejuízos causados pelo consumo excessivo de álcool e doces

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
natal ressaca
1 de 1 natal ressaca - Foto: iStock

As comemorações de Natal costumam envolver muita comida, bebida e, mesmo em tempos de isolamento social, uso de maquiagem. O problema é que exageros podem ressecar a pele, deixando-a com menos viço e saúde.

A maquiagem, por si só, já seria suficiente para prejudicar a saúde da pele. O consumo excessivo de álcool, característico do período, não ajuda. Além de piorar a qualidade do tecido cutâneo, os drinques aceleram o processo de envelhecimento da pele, segundo Claudia Marçal, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A médica explica que o corpo precisa de água para metabolizar o álcool. “Logo, se não houver o suficiente, o organismo busca nos tecidos periféricos a água para realizar o seu trabalho”, detalha. “A perda de água afeta a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação.” O álcool também estimula a produção de radicais livres que danificam a estrutura celular, causando o envelhecimento precoce e a flacidez dos tecidos.

Doces e alimentos ricos em açúcares, como as rabanadas, também prejudicam a pele, quando consumidos em excesso. A boa notícia é que, se não deu para segurar o exagero no Natal, ainda dá tempo de recuperá-la para o Ano-Novo. Veja algumas dicas:

Hidratação é essencial
Segundo a dermatologista Claudia Marçal, a regra de ouro é manter o corpo hidratado, por dentro e por fora. “Quando estiver consumindo álcool, tome água ou água de coco”, ensina a médica. No corpo, o ideal é apostar em hidratantes em texturas adequadas, com ingredientes como Hyaxel e DSH CN, que mantêm a umidade da pele e recuperam o viço.

Não esqueça de remover a maquiagem antes de dormir
Retirar a maquiagem antes de dormir evita o acúmulo de oleosidade e resíduos, o que contribui para uma pele mais suave, viçosa e de melhor aparência.

Aposte em produtos específicos para o seu tipo de pele
Após a limpeza da pele, utilize cremes hidratantes com ação anti-inflamatória e antioxidante no rosto. “O ideal é usar produtos com ativos como vitamina C, Alistin, vitamina E, Arct-Alg, resveratrol, picnogenol, luteína, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6”, enumera a dermatologista Claudia Marçal.

Para peles oleosas, produtos oil control, em forma de séruns, loções ou gel, são boas opções. Peles mais secas pedem hidratantes nutritivos, ricos em lipídeos e com a capacidade de reter a água na pele. “Além disso, as máscaras de hidratação também podem ser usadas para revigorar a pele com aspecto cansado”, completa a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Invista nas compressas
Aplicação de compressas geladas de chá de camomila, por dez minutos, podem fazer milagres, em casos de olhos inchados pós-festa. “Isto vai promover vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória”, explica Claudia Marçal. Outra forma de diminuir bolsas e olheiras é usar cosméticos à base de vitamina K, cafeína e extratos de castanha da índia, substâncias que estimulam a drenagem dos vasos e diminuem o inchaço e a inflamação, além do uso da vitamina C, com ação antioxidante. “Uma dica é deixar os cremes na geladeira. Com a temperatura fria, eles refrescam e descongestionam os olhos”, ensina.

Pegue leve na maquiagem e opte por produtos com ativos hidratantes
Como a pele estará afetada, o ideal é não abusar na maquiagem. “No lugar da base, prefira hidratantes com cor ou cosméticos multifuncionais, como os BB ou DD creams, pois, além de uniformizar e corrigir sua pele, estes produtos também vão manter o tecido saudável ao longo do dia”, explica Isabel Piatti, consultora em cosmetologia.

Alimente-se adequadamente
Consumir alimentos leves também é uma boa dica para recuperar os eventuais prejuízos. “E isso não só na pele, mas em todo organismo, pois alimentos de fácil digestão fazem com que o corpo elimine o álcool e as toxinas com maior rapidez”, explica Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). “Por isso, inclua mais vegetais e frutas na alimentação pós-festa.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?