metropoles.com

Estou gripado. Devo continuar tomando suplementos alimentares?

Infecção exige uma adaptação do corpo para lidar com a invasão do vírus. Alguns suplementos devem ser cortados durante recuperação

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de medidor de suplemento alimentar em mesa cor de rosa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de medidor de suplemento alimentar em mesa cor de rosa - Metrópoles - Foto: Getty Images

A cepa H3N2 Darwin, responsável pelo surto de gripe que tem atingido vários estados brasileiros, mudou a rotina de quem pegou o vírus influenza neste começo de ano e é responsável por sintomas até em pessoas que se alimentam bem e fazem exercício físico regularmente.

Para se recuperar com mais rapidez, o organismo precisa das comidas certas: frutas e vegetais, além de muita água, são importantes durante o processo de cura. Quem segue dieta restritiva pode precisar aumentar a quantidade de calorias ingeridas para garantir que o corpo tenha combustível para lidar com a invasão do vírus.

0

Os pacientes que utilizam suplementos alimentares no dia a dia também precisam ficar atentos e adaptar o consumo. A nutricionista Fernanda Vinhal, do Hospital Anchieta de Brasília, ensina que é preciso avaliar qual é o suplemento consumido para tomar qualquer decisão. A creatina, por exemplo, deve ser suspensa: como o paciente não estará praticando atividades físicas durante o período de doença, não é interessante continuar com o uso. O mesmo vale para beta-alanina, que também está ligada ao rendimento esportivo.

O popular whey protein, em contrapartida, pode continuar sendo consumido. “Se estiver dentro da quantidade proteica diária, não é interessante suspender. Mas nada é obrigatório, é importante entrar em contato com o profissional que prescreveu o suplemento para definir o curso do tratamento”, explica a nutricionista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações