Está de dieta? Confira 5 dicas para se pesar de maneira correta

Para que a balança não mascare o resultado, é necessário seguir um método que inclui usar sempre a mesma roupa e não trocar de aparelho

stockvisual, Getty Imagesstockvisual, Getty Images

atualizado 16/07/2019 18:30

Quem está fazendo dieta costuma ficar de olho na balança. Mas, uma dica importante é não se pesar sem um método. Os números no visor podem variar ao longo do dia, as roupas fazem diferença e até a época do mês em que você se pesa. O ideal é segurar a ansiedade, escolher apenas um dia na semana para verificar a evolução e seguir alguns passos. Confira cinco dicas preciosas antes de subir na balança da próxima vez:

1. Use sempre a mesma balança
Usar sempre a mesma balança traz uma medida confiável da variação do peso ao longo dos dias, não importa a marca ou o modelo. A melhor opção é ter uma balança em casa, de preferência digital, e evitar guardá-la no banheiro devido à umidade, que pode causar alterações no funcionamento do aparelho.

Na hora de se pesar, a balança deve ser posicionada sobre uma superfície fixa e nivelada, sem tapetes embaixo. Outra dica é pesar 1 kg de arroz ou outro objeto de peso conhecido para verificar a calibragem.

2. Pese-se em jejum
A melhor hora para se pesar é logo depois de acordar. Assim é fácil manter o padrão de um bom jejum, evitando as alterações no organismo causadas pelo processo de digestão. Além disso, antes de se pesar deve-se ir ao banheiro para esvaziar a bexiga e o intestino e ter um resultado mais fiel.

3. Pelado, nu, com a mão no bolso
O mais indicado é que a pesagem seja feita sem roupas e sapatos. No entanto, caso seja preciso se pesar em farmácias ou na academia, deve-se sempre utilizar as mesmas roupas para que a variação do resultado seja apenas a do próprio corpo.

4. Evite excessos no dia anterior
Evitar excessos de comida, especialmente as ricas em sal e açúcar, e de bebidas alcoólicas no dia anterior à pesagem é importante para que não ocorra retenção de líquidos, o que pode alterar bastante o resultado da pesagem. Chás detox ou uma quantidade maior de água também não são indicados: mantenha seu ritmo normal, pois esse tipo de prática não vai mostrar a sua real evolução.

5. Não se pese no período menstrual
Para as mulheres, é importante evitar se pesar nos cinco dias que antecedem o período menstrual e durante os dias da menstruação, pois as alterações hormonais normalmente provocam inchaço e retenção de líquidos no período.

Qual a frequência ideal para se pesar?
O ideal é se pesar apenas uma vez por semana, escolhendo sempre o mesmo dia. O melhor é evitar a medição na segunda-feira: ela reflete os excessos que normalmente ocorrem no fim de semana.

Ter paciência e evitar se pesar todos os dias é importante para evitar a ansiedade ou a prática de alterações bruscas na alimentação, como, por exemplo, tomar muitos chás diuréticos ou ficar totalmente sem comer. De um dia para o outro e, até em um mesmo dia, é normal que o peso varie cerca de 1 kg.

Desapegue
Por fim, é importante lembrar que o peso da balança não diz tudo, especialmente quando se faz dieta orientada por um nutricionista e quando se pratica atividade física regularmente. Isso acontece porque, ao longo do processo, pode se ganhar massa muscular, o que faz o peso aumentar ou baixar menos do que o desejado, mas ainda assim haver perda de gordura.

Por isso, uma boa opção é realizar pelo menos uma vez por mês um acompanhamento com nutricionista ou uma pesagem com balanças de bioimpedância, que dão a composição corporal com dados da quantidade de massa muscular e de gordura total.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias