Entenda os sintomas e o que pode ser o nódulo na tireoide de Carla Diaz

Doença pode ser inofensiva, dependendo da benignidade ou não do nódulo. Atriz ainda espera resultado de exames para saber mais

atualizado 17/07/2020 17:09

Carla DiazReprodução/Instagram

A atriz Carla Diaz, 29 anos, afirmou, em seu Instagram, que descobriu um nódulo na tireoide. Ela ainda está esperando os resultados de uma biópsia para saber exatamente o que é o problema e definir o tratamento.

O nódulo na tireoide é um pequeno caroço que surge na região do pescoço e normalmente é benigno, não representando motivo de preocupação ou necessidade de tratamento, especialmente em pessoas mais idosas. No entanto, é sempre recomendado que qualquer nódulo seja avaliado por um endocrinologista ou clínico geral para que seja investigada a causa.

0

Dessa forma, são realizados vários exames para que se confirme a benignidade ou sejam verificados sinais de malignidade. Neste caso, é necessário realizar exames mais específicos para que seja feito o diagnóstico do câncer e se inicie o tratamento adequado.

Sintomas

A maioria dos nódulos na tireoide não provoca qualquer tipo de sintoma, sendo identificados através da presença de um “caroço” no pescoço. No entanto, em alguns casos, os nódulos tireoidianos podem gerar sintomas como:

  • Dor na garganta;
  • Inchaço do pescoço;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Tremores e nervosismo;
  • Rouquidão ou perda da voz.
Quais são as causas

As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que as mulheres são as mais afetadas. As que possuem outras pessoas na família com nódulo tireoidiano tem mais chances de desenvolver este tipo de problema.

Como o nódulo na tireoide afeta a gravidez

A mulher que temo problema não tem mais dificuldade para engravidar que as outras. No entanto, a presença de um nódulo na tireoide durante a gravidez pode provocar alterações na produção de hormônios e, caso isso aconteça, a gestante deve tomar remédios que ajudam a regular o funcionamento da tireoide, prevenindo que o bebê nasça com atraso de desenvolvimento físico ou mental, por exemplo.

Com informações do portal Tua Saúde

Últimas notícias