Dor nas costas? Pode ser “bico de papagaio”

Os problemas de coluna costumam ter sintomas bem parecidos. É importante consultar o médico para definir o tratamento adequado

Tom Merton, Getty Images

atualizado 01/02/2019 13:46

Os “bicos de papagaio”, nome popular para os osteófitos – ganchos que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral  –, causam intensa dor nas costas e formigamento nos braços ou nas pernas. A condição nada mais é do que um desgaste na coluna.

Os sintomas envolvem dores nas costas que irradiam para coxa quando a pessoa se movimenta, sensação de formigamento nas pernas e diminuição da força muscular. A maioria desses sintomas são comuns em outras doenças osteoarticulares, principalmente da coluna. Ou seja, para confirmar o diagnóstico é fundamental ir ao ortopedista realizar um raio-X da coluna ou ressonância magnética.

O nome “bico de papagaio” vem da imagem que aparece quando se faz uma radiografia da coluna, ela se apresenta em forma de gancho semelhante ao bico da ave.

Para aliviar a dor e o desconforto, o médico especializado recomendará o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. É importante manter uma postura correta para evitar o agravamento da doença e, em alguns casos, também pode ser necessário fazer fisioterapia pelo menos 4 vezes por semana para melhorar a postura e diminuir a dor.

Com informações do portal Tua Saúde.

Últimas notícias