Doença de verão: aprenda a reconhecer, evitar e curar micoses

Alguns tratamentos caseiros podem ajudar a resolver o problema, mas é importante se prevenir: seque bem os pés e evite sapatos apertados

RyanKing999/iStock

atualizado 22/01/2019 18:24

A micose de unha ou onicomicose, como é conhecida cientificamente, é uma infecção causada por fungos, como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa. Por conta do calor e dos banhos de praia e piscina, a ocorrência da infecção aumenta durante o verão.

Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista. Porém, há algumas receitas caseiras que podem ajudar, como escalda-pés, cremes e loções naturais.

Esse tipo de micose é contraído principalmente quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, ou usa-se sapatos apertados. A micose de unha da mão ocorre especialmente quando materiais de manicure são compartilhados.

Como acabar com a micose de unha
A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, ou com a aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente no local afetado.

Outra opção é o uso de laser, que é normalmente indicado para casos de micose crônica. Essa técnica elimina o fungo por meio dos raios infravermelhos do aparelho. É bastante eficaz, embora seja um tratamento mais caro.

Quanto tempo dura o tratamento?
Costuma ser demorado, porque o fungo só é totalmente eliminado quando a unha cresce o suficiente. A cura ocorre, geralmente, em seis meses, nos casos em que as unhas das mãos estão doentes, e em 12 meses, nas micoses de unhas dos pés.

Opções caseiras
O tratamento caseiro pode ser feito com a aplicação de duas ou três gotas de óleo essencial de cravo-da-índia na unha afetada pelo menos duas vezes ao dia. O cravo-da-índia possui ação antifúngica e cicatrizante. Os óleos essenciais de orégano ou malaleuca também possuem excelente ação contra esses fungos.

É preciso também tomar alguns cuidados para acelerar o tratamento e prevenir novas infecções:

  • Evitar usar sapatos apertados;
  • Preferir meias de algodão;
  • Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
  • Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
  • Utilizar materiais de manicure ou pedicure próprios e não compartilhá-los.

Possíveis sintomas da micose
Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas (que podem descolar da pele) ou deformadas são sinais de micose. Porém, o diagnóstico deve ser confirmado por meio de análise das amostras de resíduos da unha. Só o exame é capaz de determinar qual o fungo responsável pela infecção.

Com informações do portal Tua Saúde.

Últimas notícias