O corpo da mulher costuma dar sinais de que está pronto para a gestação. Além da famosa tabelinha (apesar de não muito confiável), é possível saber quando se está no período fértil observando sintomas físicos, como aumento da secreção vaginal e da libido.

O período fértil dura seis dias e, a partir da primeira menstruação, repete-se todos os meses até a menopausa. Identificar o período fértil é importante para quem está tentando engravidar. Os sinais do corpo são claros e vão além da secreção vaginal. A mulher tende a se sentir mais bonita e apta ao sexo durante o período. Confira:

Sintomas
O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros sinais que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio – neste momento, ele está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início à gravidez.

  • Secreção vaginal transparente: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando. Nesta fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, responsável por produzir mais líquido do que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada dos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com clara de ovo crua.
  • Acne – espinhas: facilmente percebido pela maioria das mulheres, a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.
  • Ligeiro aumento da temperatura: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 ºC a 0,8 ºC. É possível medir a variação com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
  • Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
  • Dor no baixo-ventre: no pico de todos esses sintomas, algumas mulheres podem sentir dores parecidas com cólicas que aparecem e desaparecem. O sintoma é a indicação concreta da ovulação.
  • Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres ficam com o humor instável durante o período fértil.

Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz a fim de preparar-se para a fecundação. Os outros sintomas acontecem para que a mulher esteja e se sinta mais atraente e receptiva ao contato íntimo.

As mulheres que estão tentando engravidar, mas têm dificuldade em calcular o período fértil ou não conseguem identificar seus sintomas, podem optar por fazer um teste de ovulação de farmácia.

(Com informações do portal Tua Saúde)