De impotência a cansaço: saiba como a catuaba ajuda na saúde

A planta medicinal é indicada para tratar problemas tão diversos quanto falta de memória, esgotamento, impotência, nervosismo e depressão

marilyna/istockmarilyna/istock

atualizado 12/02/2019 20:51

Muito conhecida pelos jovens por ser ingrediente principal de uma das bebidas alcoólicas mais populares do momento, a catuaba – também conhecida como alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, catuabinha, catuíba, catuaba-pau, caramuru ou tatuaba – é uma planta medicinal muito utilizada para fazer remédios para problemas de impotência masculina.

O nome científico da planta é Anemopaegma mirandum, e ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados e supermercados, na forma de pó, cápsulas, bebida alcoólica ou em estado natural. A catuaba é indicada para ajudar no tratamento de cansaço, falta de memória, esgotamento mental, impotência, nervosismo, depressão e fadiga. Ela é também energética, afrodisíaca e tem ação tônica.

O principal efeito colateral do uso da planta no dia a dia é o surgimento de dor de cabeça, sintoma que costuma aparecer quando a catuaba é ingerida em excesso. Grávidas, crianças com menos de 12 anos e pessoas com glaucoma ou pré-excitação ventricular não devem consumir o produto.

As partes usadas da catuaba são as folhas e as flores. Veja algumas formas de aproveitar os benefícios da planta:

  • Chá de catuaba para cansaço: Ferver ½ litro de água e adicionar 2 colheres (de sopa) de casca de catuaba. Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar em infusão antes de coar. Depois de coado, o chá está pronto para ser bebido.
  • Cápsulas de catuaba: Devem ser usadas com orientação médica, podendo ser ingeridas até 2 gramas por dia.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias