metropoles.com

Covid: Reino Unido identifica subvariante mais transmissível da Delta

Cepa mutada parece ser 15% mais transmissível do que a variante, que é a responsável pela maioria dos novos casos de Covid-19 no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
coronavirus ilustração
1 de 1 coronavirus ilustração - Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (18/10), o Reino Unido contabilizou mais de 49 mil novos casos de Covid-19, o maior número nos últimos três meses. Segundo as autoridades de saúde do país, a alta se dá, em parte, pela chegada de uma nova subvariante da Delta, a cepa do coronavírus mais comum no mundo.

Cerca de 15% mais transmissível, a AY.4.2 ainda não recebeu um nome oficial, mas vem sendo tratada informalmente como Delta Plus — porém, uma outra cepa já tinha recebido esta nomenclatura. O Reino Unido estima que 8% dos novos casos sequenciados aconteceram pela infecção com a subvariante.

“Esta é, potencialmente, uma linha mais infecciosa, mas não se compara com o que vimos com a Alfa (conhecida previamente como variante britânica) até o momento. Estamos falando sobre uma mudança sutil, e que está sob investigação”, explica Francois Balloux, diretor do Instituto de Genética da University College London.

Saiba mais sobre as variantes do coronavírus:

0

 

Em entrevista à Radio4, ele explica que não é preciso entrar em pânico, mas que a nova cepa pode ser a mais infecciosa a ser identificada desde o começo da pandemia. “Ela pode ser sutilmente mais transmissível, mas ainda não é algo completamente desastroso como vimos previamente com a Alfa e Delta“, diz o especialista.

O porta-voz do primeiro ministro do Reino Unido Max Blain afirma que o governo está acompanhando de perto o desenvolvimento da variante, mas ainda não há evidências suficientes para confirmar a capacidade de transmissão da cepa. “Não hesitaremos em agir se necessário”, confirma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?