Covid-19: vacina da China testada em humanos tem resultados positivos

Exames foram realizados em 108 adultos saudáveis em Wuhan, cidade onde a pandemia começou. Resultados foram publicados em revista científica

Uma vacina contra o novo coronavírus testada em Wuhan, na China, teve resultados promissores em testes com humanos. O estudo, publicado nesta sexta-feira (22/05) na revista The Lancet, relata resultados iniciais seguros e resposta imunológica detectada a partir de 14 dias da aplicação da vacina.

A pesquisa foi feita com 108 adultos saudáveis, com idades variando entre 18 e 60 anos. Eles foram divididos em três grupos com dosagens diferentes da injeção intramuscular do agente. Nos primeiros sete dias da aplicação, observaram-se reações adversas nos três grupos, como dor no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça e dores musculares. Os voluntários não reportaram reações graves em 28 dias desde o teste.

O estudo registrou aumento significativo de anticorpos diversos a partir do 14º dia da aplicação da vacina e um pico de anticorpos depois de 28 dias do teste de imunização. Apesar do resultado positivo, os pesquisadores reiteram que ainda é necessário fazer mais testes e pesquisas sobre o agente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente há 118 vacinas contra a Covid-19 em fase de testes.