metropoles.com

Covid-19: Brasil ultrapassa 40 mil mortes e tem 802.828 casos confirmados

Informações são do boletim do Conass, que criou sistema de divulgação alternativo após o Ministério da Saúde mudar metodologia de divulgação

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Cientista com mascara e EPI examina amostra de coronavirus
1 de 1 Cientista com mascara e EPI examina amostra de coronavirus - Foto: Getty Images

O boletim do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass) sobre o estado da pandemia de coronavírus divulgado nesta quinta-feira (11/06) registrou 1.240 mortes e 30.412 casos de Covid-19 nas últimas 24h. Com esses números, o país chega a 40.920 falecimentos e 802.828 pessoas infectadas desde que o novo vírus chegou ao país em fevereiro deste ano.

Os estados com maior número de óbitos são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, Amazonas e Maranhão. O balanço do conselho (batizado de Painel Conass) foi criado no último domingo (07/06) após o Ministério da Saúde mudar a dinâmica de divulgação dos dados relativos à pandemia.

No ranking mundial elaborado pela universidade norte-americana Johns Hopkins, o Brasil aparece em 3º lugar em mortes causadas pelo vírus — atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido — e em 2º lugar em relação ao número de pessoas diagnosticadas — atrás dos Estados Unidos.

Depois de duas trocas de ministro seguidas — Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich pediram demissão depois de divergências com o presidente Jair Bolsonaro – o executivo federal passou a divulgar o balanço cada vez mais tarde (por volta de 22h), deixou de informar o total de casos e um empresário convidado para fazer a gestão sugeriu até que os mortos e casos seriam recontados por conta de possíveis imprecisões.

Na segunda-feira (11/06), a plataforma do Ministério da Saúde voltou ao ar e as informações tem sido idênticas às do Conass. No entanto, o boletim dos secretários costuma sair uma hora antes das informações da pasta.

Um a menos
Divulgado às 18h47 desta quinta-feira, o boletim do Ministério da Saúde trouxe a mesma quantidade de casos do Conass (802.828) e um óbito a menos (40.919). O Metrópoles procurou a assessoria de comunicação da pasta e aguarda resposta.

0

Compartilhar notícia