Cortou o dedo? Queimou a mão? Aprenda a fazer curativos simples em casa

Pequenos acidentes domésticos podem ser resolvidos com facilidade. Veja o passo a passo para tratar cortes e queimaduras superficiais

atualizado 29/06/2020 16:24

Dedo cortado com curativoKarenMower/Getty Images

Os pequenos acidentes domésticos tornaram-se comuns neste momento em que as pessoas estão ficando mais tempo em casa e tem se dedicado tanto a preparar o próprio alimento como a encarar outros afazeres do lar.

Não é incomum que cozinheiros amadores queimem as mãos ou cortem os dedos durante tarefas com as quais não estão tão habituados e, na maioria das vezes, isso não é um grande problema: com cuidados simples, é possível tratar os machucados sem precisar ir ao pronto-socorro ou desistir das responsabilidades.

Antes de fazer um curativo, como em um pequeno corte no dedo, é importante lavar as mãos e, se possível, calçar luvas limpas, para evitar contaminar a ferida. Já em outros tipos de machucados, como queimaduras ou escaras (feridas causadas pela pressão constante do corpo em uma mesma região que acontecem, por exemplo, quando uma pessoa permanece muito tempo em uma mesma posição), em alguns casos, pode ser necessário ter que recorrer ao atendimento especializado.

Veja como lidar com os pequenos acidentes domésticos:

Curativo simples para cortes
Para fazer um curativo simples de um corte, de forma rápida e correta, deve-se:

  1. Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
  2. Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
  3. Cobrir a ferida com gaze seca e prendê-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende em farmácias.

Caso a ferida seja grande ou esteja muito suja, depois de fazer a lavagem, é aconselhado passar um produto antisséptico. No entanto, este tipo de substância só deve ser usada até que se forme uma casca no local da ferida. Quando a casca aparece, a ferida está fechada e não apresenta risco de infeccionar.

Os produtos antissépticos não devem ser a primeira escolha para limpar as feridas simples, deve-se dar preferência para água ou soro fisiológico.

O curativo deve ser trocado, no máximo, em 48 horas ou sempre que estiver sujo.

Em casos mais graves, como cortes profundos ou quando a ferida sangra muito, é recomendado ir ao pronto socorro ou hospital para avaliação médica.

Curativo para queimaduras
Em caso de queimaduras, os procedimentos são:

  1. Por água fria corrente por mais de 5 minutos para resfriar a ferida;
  2. Aplicar creme hidratante com efeito refrescante e calmante, como Nebacetin ou Caladryl, ou um creme à base de cortisona, como Diprogenta ou Dermazine;
  3. Cobrir com gaze limpa a queimadura e prender com um esparadrapo.

Caso a queimadura tenha bolhas e a dor seja muito forte deve-se ir ao pronto socorro, pois pode ser necessário tomar analgésicos pela veia como Tramadol, por exemplo, para aliviar a dor. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias