Coronavírus: 12 pessoas estão hospitalizadas no Brasil

País tem 98 casos confirmados, mas a maioria apresenta apenas sintomas leves e está em isolamento domiciliar

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, 12 pacientes dos 98 confirmados com coronavírus no Brasil estão hospitalizadas. Os outros pacientes, com sintomas leves, estão em isolamento domiciliar, em casa.

Há pessoas internadas no Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (2) e São Paulo (5). A paciente de Brasília é uma mulher de 52 anos, que contraiu o vírus em viagem à Europa. O estado de saúde dela é grave, de acordo com boletim divulgado nesta sexta pela Secretaria de Saúde do DF.

O Ministério da Saúde afirma que 81% dos casos confirmados no país é importado, ou seja, o paciente foi contaminado durante viagem ao exterior. Há também 15 casos de transmissão local (onde o paciente é infectado depois de ter contato com um caso confirmado), sendo 14 em São Paulo e 1 na Bahia, e quatro pessoas com transmissão comunitária, duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.

Entre os 98 pacientes confirmados, 48 têm menos de 40 anos. Somente 15 pacientes tem mais de 60 anos. A maioria dos pacientes com o diagnóstico fechado é mulher (52%).

As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (13/03), no qual foi atualizada a situação do Brasil em relação ao coronavírus.