Conheça três receitas caseiras para diminuir a queda de cabelos

Babosa, gérmen de trigo e alguns óleos essenciais são cheios de propriedades que fortalecem os fios, dificultando a queda

Madeleine_Steinbach/istock

atualizado 19/03/2019 9:31

A queda de cabelo pode ter várias causas, que vão desde as genéticas, como a alopecia, até as relacionadas a estilo de vida, como a anemia. A nutrição do corpo, por exemplo, é essencial para produzir fios fortes, que não se quebram ou soltam com facilidade – cremes, massagens e alguns produtos também podem ajudar a manter os cabelos saudáveis.

Existem receitas caseiras para fortalecer os fios, mas é importante que as instruções sejam seguidas à risca por, no mínimo, três semanas. Em caso de persistência do problema, deve-se consultar um dermatologista para definir um tratamento médico adequado.

Veja como preparar as receitas caseiras:

1. Babosa contra queda de cabelo
Um excelente remédio caseiro para a queda de cabelo é aplicar uma solução feita com babosa, também conhecida como Aloe vera. A planta tem grande poder hidratante e fortalece os fios, impedindo a queda e promovendo o crescimento.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • Meio copo de água

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e aplique um pouquinho em todo o couro cabeludo, com auxílio de um pedacinho de algodão, e deixe atuar por 24 horas. Depois, lave o cabelo normalmente. O remédio pode ser repetido a cada 15 dias. Não é preciso usar touca, esfregar ou aquecer: as ações podem provocar irritação na pele.

2. Vitamina com gérmen de trigo
O consumo de gérmen de trigo é uma ótima opção para tratar a queda de cabelo, devido aos seus nutrientes.

Ingredientes

  • 1 colher de gérmen de trigo
  • 1 copo de iogurte natural
  • Meia cenoura
  • Mel a gosto

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e beber diariamente. É recomendado consumir duas colheres de gérmen de trigo por dia, para melhores resultados.

3. Massagem com óleos essenciais
Um boa solução natural é fazer massagem de hidratação com uma mistura de óleos essenciais de alecrim e alfazema.

Ingredientes

  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 2 colheres de creme de massagem capilar

Modo de preparo

Adicionar todos os ingredientes em um recipiente e misturá-los bem. Aplique no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe atuar de 10 a 20 minutos e, a seguir, enxágue bem e lave o cabelo com um xampu de sua preferência.

O óleo essencial de alecrim é utilizado para estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, evitando a queda dos fios, enquanto os outros dois componentes do remédio caseiro atuam como calmantes e adstringentes. A lavagem com os óleos essenciais deve ser feita pelo menos uma vez por semana, para que o tratamento seja eficaz.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias