Conheça lista de alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado

A principal função do fígado é filtrar o sangue. Manter uma alimentação equilibrada ajuda a manter a saúde do órgão

atualizado 04/10/2021 14:45

Chá de gengibreFrancesco Carta Fotografo/Getty Images

O fígado é um órgão que pertence ao sistema digestivo e tem como função principal filtrar o sangue, eliminando toxinas. Ele também produz proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile, sendo muito importante para a saúde do corpo.

Hábitos alimentares ruins prejudicam a saúde do fígado e excessos – sejam eles alimentares ou alcóolicos – também o deixam sobrecarregado.

Fazer uma alimentação saudável e variada, baseada, principalmente, em produtos naturais e sem alimentos industrializados e bebidas alcoólicas é a melhor forma de prevenir problemas no fígado.

Para colaborar com a saúde do órgão, os especialistas sugerem a inclusão de alimentos detox na dieta. Veja lista de alimentos desintoxicantes:

Própolis

O própolis é um alimento funcional com grande quantidade de flavonoides, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na digestão e participam da desintoxicação do fígado. Ele deve ser consumido uma vez por dia adicionando 30 gotas à água ou a um chá.

Gengibre

O gengibre é rico em substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na digestão dos alimentos. Além disso, a raiz também protege o fígado contra os danos causados pelo uso prolongado de medicamentos. Ele pode ser consumido em chás, sucos, saladas ou molhos.

Vegetais

Brócolis, couve de Bruxelas, cenoura, alho, pimentões, couve-flor e os vegetais verde-escuros – como espinafre e bertalha – são fontes de vitamina C, betacarotenos, fibras e água – todos esses nutrientes possuem funções anti-inflamatórias e antioxidantes.

A beterraba é outro vegetal que colabora para a desintoxicação do fígado, pois possui betaína. Mas atenção, ela deve ser ingerida junto a uma proteína para evitar o aumento exagerado de açúcar no sangue.

Para ajudar na eliminação de toxinas pelo organismo deve-se consumir de oito a dez porções de vegetais por dia.

garfos com alimentos

Proteínas

As proteínas são responsáveis por varrer as toxinas do organismo, além de ajudar no controle da fome, evitando as compulsões por alimentos não saudáveis.

Dê preferência às carnes magras, como ovos e frango; peixes com baixas quantidades de mercúrio, um metal tóxico para o fígado, como é o caso da pescada, tainha, salmão selvagem, tilápia, truta ou badejo.

Leguminosas

O feijão, a lentilha e o grão de bico são fonte de fibras e proteínas, que ajudam na eliminação das toxinas. A soja, por sua vez, é rica em isoflavonas, compostos antioxidantes que também colaboram para eliminar toxinas.

Leguminosas em geral devem ser consumidas pelo menos uma vez ao dia. Experimente colocá-las em sopas e saladas.

Frutas

A maçã, o limão, o caju, a laranja, a tangerina, o abacaxi, a romã, a uva e as frutas vermelhas, como morango, amora, mirtilo e cereja, são ricas em vitamina C, ácido málico e fibras, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes importantes para a eliminação de toxinas do organismo.

As frutas devem ser consumidas frescas e com casca, mas é recomendado comê-las acompanhadas de uma fonte de proteína para evitar o aumento exagerado de açúcar no sangue.

Óleos e gorduras vegetais

As azeitonas, o abacate, o coco, o óleo de coco, o azeite extra virgem e o óleo de linhaça são algumas das gorduras saudáveis que têm funções anti-inflamatórias e antioxidantes.

Os óleos e gorduras vegetais devem ser ingeridos diariamente, com moderação, podendo ser usados como tempero de saladas. Já o abacate e o coco podem ser consumidos como sobremesa, em saladas ou em pequenas refeições. (Com informações do portal Tua Saúde)

Veja as melhores dietas para diabates:

0

 

Últimas notícias