Confira três remédios caseiros para sinusite

A inflamação dos seios nasais é comum durante crises de gripe ou após quadros alérgicos e causa dor e sensação de pressão no rosto

atualizado 15/02/2019 10:28

dragana991/istock

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs da face. Geralmente, a doença é provocada pelo vírus influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe. Ela também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções que ficam presas no interior dos seios nasais, comum após alergias.

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e dos seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O líquido ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas de dor e pressão no rosto.

Porém, caso não se consiga fazer a limpeza do nariz ou prefira outro tipo de tratamento, existem opções naturais que podem completar o tratamento indicado pelo médico. Estas receitas podem ser utilizadas durante duas semanas, mas, se não houver melhora dos sintomas após sete dias, é recomendado consultar o clínico geral ou o otorrinolaringologista para avaliar o problema e identificar se existe necessidade de iniciar o uso de medicamentos mais específicos. ​

1. Remédio caseiro para sinusite aguda

Um bom remédio caseiro para a sinusite aguda, que surge de um momento para o outro, é inalar vapor de eucalipto. O óleo essencial tem propriedades expectorantes e antissépticas, aliviando de forma rápida a congestão nasal. No entanto, algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao aroma e, nessas situações, pode acontecer uma piora dos sintomas. Se esse for o caso, deve-se evitar essa inalação.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água fervente em uma bacia e adicionar as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cobrir a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo até três vezes ao dia. Caso não tenha o produto em casa, é possível fazer a inalação mergulhando algumas folhas de eucalipto em água fervente. O óleo natural da planta será transportado pelo vapor da água.

2. Remédio caseiro para sinusite alérgica

O suco de hortelã com urtiga é uma boa opção por ter propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e descongestionantes. Ele diminui a irritação e ajuda a eliminar as secreções, aliviando os sintomas.

Ingredientes

  • 5 g de folhas de urtiga;
  • 15 g de hortelã;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto.

Modo de preparo

Colocar as folhas de urtiga para cozinhar em uma panela com água. Depois, colocar as folhas cozidas, junto com a hortelã, a água de coco e o mel no liquidificador e bater até obter um suco homogêneo. Beber duas vezes por dia, entre as refeições.

É muito importante cozinhar as folhas de urtiga antes de usar: na sua forma natural, a planta causa reação alérgica e só perde essa capacidade depois de cozida.

3. Remédio caseiro para sinusite infantil

O vapor de água é por si só uma opção para tratar a doença, pois ajuda a aumentar a temperatura das vias respiratórias superiores, aliviando o desconforto. No entanto, também se pode fazer a inalação do vapor com camomila: a planta tem excelentes propriedades calmantes e não está contraindicada para crianças.

A inalação deve ser sempre feita com supervisão de um adulto, mesmo que a criança já tenha passado pelo processo. Existe um grave risco de queimadura.

Ingredientes

  • 6 colheres de chá de flores de camomila;
  • 1,5 a 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar o chá. Em seguida, colocar o rosto da criança próximo à tigela e cobrir a cabeça com uma toalha. Deve-se respirar o vapor por, no mínimo, 10 minutos.

Para ajudar a dormir melhor, uma boa opção é colocar duas gotas de óleo essencial de limão no travesseiro.

Com informações do portal Tua Saúde.

Últimas notícias