Confira dois remédios caseiros que ajudam a diminuir a ansiedade

Suco de maracujá e chá de camomila com erva-cidreira são eficientes para acalmar o sistema nervoso

Aarón Blanco Tejedor/Unsplash

atualizado 13/01/2020 8:12

Típicas da vida moderna, crises de ansiedade extrema prejudicam a vida familiar e social do indivíduo. Medicamentos ansiolíticos são usados especificamente para equilibrar as quantidades de hormônios e substâncias responsáveis pelo humor, mas alguns remédios caseiros podem ajudar a controlar os episódios de aflição.

Suco de maracujá ou chá de camomila com erva-cidreira, por exemplo, têm propriedades sedativas que podem suavizar a falta de concentração e sentimento de aperto no peito, por exemplo.

Confira as receitas:

1. Suco de maracujá
Tomar diariamente suco de maracujá é um excelente remédio caseiro para acabar com a ansiedade e o nervosismo. O fruto atua diretamente no cérebro e aumenta os níveis de GABA, um importante neurotransmissor responsável por regular a atividade do órgão, diminuindo a ansiedade e até a insônia.

Ingredientes

  • 100 ml de água;
  • 100 ml de polpa de maracujá;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

Bata no liquidificador a polpa do maracujá com as sementes por apenas 3 segundos. A seguir, coe as sementes, junte a água e o mel a gosto. Para que o suco surta efeito, é importante consumi-lo regularmente.

2. Chá de camomila com erva-cidreira
A camomila, assim como a erva-cidreira, é popularmente conhecida por ser calmante e, de acordo com diversos estudos, reduz rapidamente os sintomas de ansiedade, mesmo em casos de transtornos psiquiátricos. No entanto, essas plantas não evitam o surgimento de novas crises.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de camomila;
  • 1 colher (chá) de erva-cidreira.

Modo de preparo

Coloque as ervas em uma xícara, cubra com água em ponto de ebulição e tampe. Espere amornar, coe e beba em seguida. É necessária a ingestão várias vezes ao dia.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias