Categorias: Saúde

Cogumelos comestíveis: veja principais tipos e benefícios para a saúde

Versáteis, saborosos e extremamente funcionais, os cogumelos são ingredientes que complementam qualquer tipo de alimentação. Queridinhos dos vegetarianos e veganos pelo alto teor de proteínas, são também excelentes fontes de fibras e minerais.

Há diversos tipos de cogumelos comestíveis. Devido ao baixo valor calórico e à pouca gordura, todos são ótima opção para quem está em dietas de perda de peso.

Além de ajudar a emagrecer, a grande quantidade de fibras presentes nos cogumelos os tornam eficazes no combate à prisão de ventre. As fibras também aumentam a saciedade, eliminando a fome.

Achou pouco? Pois saiba que os cogumelos também fortalecem o sistema imunológico, por serem ricos em vitamina do complexo B e selênio, melhoram a saúde óssea por conta da vitamina D e do fósforo e previnem anemias, graças às vitaminas do complexo B e do ferro.

Eles têm, ainda, antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em betaglucana, uma fibra solúvel que ajuda contra doenças do coração.

Confira aqui alguns tipos de cogumelos e bom apetite!

Champignon
De longe, é o tipo mais conhecido e mais utilizado. Também chamado de cogumelo paris, é rico em vitamina B5 e B12, fósforo e fibras do tipo betaglucana, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

Shimeji
O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos usados na culinária e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite. Ele é rico em fósforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial.

Champignon tradicional, também conhecido como cogumelo parismore
O tipo shitake é um dos mais usados na culináriamore
Portobello ou champignon marrommore
O shimeji é um ingrediente comum na culinária orientalmore
Cogumelos secos são perfeitos para molhos e risotosmore

 

Shitake
No Brasil, é mais comum encontrar o shitake na sua forma desidratada, sendo necessário adicionar água quente na preparação para que ele volte a se hidratar e ficar macio. Ele tem cor marrom escura e é bastante utilizado em sopas, molhos e acompanhamento de massas.

Funghi secchi
O funghi secchi é qualquer cogumelo desidratado. Para utilizá-los na culinária, deve-se lavar os cogumelos em água e deixá-los de molho em água morna por cerca de 30 minutos para hidratar. Depois de hidratados, deve-se espremer os cogumelos para retirar o excesso de água. O líquido escuro que restou da hidratação pode ser usado para fazer molhos.

Portobello ou champignon marrom
O portobello é o champignon mais maduro, tendo normalmente uma cor mais escura e um tamanho maior. Ele tem sabor suave e sua textura é parecida com a da carne, sendo bastante utilizado em pratos vegetarianos. Ele é rico em vitaminas B2 e B3 e pode ser preparado cozido, grelhado ou refogado.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Da Redação

Últimas notícias

EUA reabrem mercado para a carne bovina in natura do Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, divulgou a notícia pelas redes sociais. Desde 2017 os nortes-americanos suspenderam a exportação

5 minutos passados

Polícia divulga imagem de homem que aplicou vários golpes no DF

Identificado como Lucas, o bandido rastreia encomendas e depois as recolhe, dizendo ser da empresa entregadora

13 minutos passados

Cachorros são encontrados congelados em freezer

A polícia também encontrou 12 cães sem condições básicas. Mais alguns outros animais morreram afogados ao tentar beber água da…

17 minutos passados

Ação das Forças Armadas no Ceará se concentrará em Fortaleza

Nesta quinta, governo federal autorizou emprego das Forças Armadas para operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no…

21 minutos passados

Gracyanne sobe bumbum em roupa transparente: “Ritmo do tamborim”

A musa fitness celebrou a chegada do Carnaval e prometeu novidade aos fãs

22 minutos passados

BBB20: “Criador do Apartheid”, dispara Babu sobre Pyong

Os brothers foram punidos pelo hipnólogo, que ganhou a função de Anjo desta semana, a se vestirem de guardas para…

22 minutos passados