Cogumelos comestíveis: veja principais tipos e benefícios para a saúde

Ricos em proteínas e com pouca gordura, são ótima opção para quem quer fugir da carne e está em dietas de emagrecimento

iStock

atualizado 22/08/2019 15:22

Versáteis, saborosos e extremamente funcionais, os cogumelos são ingredientes que complementam qualquer tipo de alimentação. Queridinhos dos vegetarianos e veganos pelo alto teor de proteínas, são também excelentes fontes de fibras e minerais.

Há diversos tipos de cogumelos comestíveis. Devido ao baixo valor calórico e à pouca gordura, todos são ótima opção para quem está em dietas de perda de peso.

Além de ajudar a emagrecer, a grande quantidade de fibras presentes nos cogumelos os tornam eficazes no combate à prisão de ventre. As fibras também aumentam a saciedade, eliminando a fome.

Achou pouco? Pois saiba que os cogumelos também fortalecem o sistema imunológico, por serem ricos em vitamina do complexo B e selênio, melhoram a saúde óssea por conta da vitamina D e do fósforo e previnem anemias, graças às vitaminas do complexo B e do ferro.

Eles têm, ainda, antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em betaglucana, uma fibra solúvel que ajuda contra doenças do coração.

Confira aqui alguns tipos de cogumelos e bom apetite!

Champignon
De longe, é o tipo mais conhecido e mais utilizado. Também chamado de cogumelo paris, é rico em vitamina B5 e B12, fósforo e fibras do tipo betaglucana, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

Shimeji
O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos usados na culinária e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite. Ele é rico em fósforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial.

0

 

Shitake
No Brasil, é mais comum encontrar o shitake na sua forma desidratada, sendo necessário adicionar água quente na preparação para que ele volte a se hidratar e ficar macio. Ele tem cor marrom escura e é bastante utilizado em sopas, molhos e acompanhamento de massas.

Funghi secchi
O funghi secchi é qualquer cogumelo desidratado. Para utilizá-los na culinária, deve-se lavar os cogumelos em água e deixá-los de molho em água morna por cerca de 30 minutos para hidratar. Depois de hidratados, deve-se espremer os cogumelos para retirar o excesso de água. O líquido escuro que restou da hidratação pode ser usado para fazer molhos.

Portobello ou champignon marrom
O portobello é o champignon mais maduro, tendo normalmente uma cor mais escura e um tamanho maior. Ele tem sabor suave e sua textura é parecida com a da carne, sendo bastante utilizado em pratos vegetarianos. Ele é rico em vitaminas B2 e B3 e pode ser preparado cozido, grelhado ou refogado.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias