Chega de pum! Veja dois sucos e um chá para combater o problema

Alguns chás e sucos são eficazes para evitar a formação de gases intestinais e diminuir a ocorrência de flatulências

Unsplash

atualizado 11/01/2020 9:38

Apesar de desconfortáveis, os gases são completamente normais, resultado da decomposição alimentar formada pela ação bacteriana. Entretanto, quando aparecem em excesso, podem causar dor em pontadas e sensação de barriga estufada.

Beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, consumir alimentos ricos em fibras e evitar os que têm maior tendência a causar flatulência, como feijão ou brócolis, são alguns dos conselhos para evitar a formação de flatulências. Alguns sucos e chás podem ajudar a diminuir a quantidade de gases.

Suco de agrião ou cenoura, bem concentrados, são boas opções para lidar com o problema, assim como chá de algumas ervas. Confira receitas que ajudam a diminuir os gases.

1. Suco de agrião
É um excelente remédio caseiro para flatulência, pois o agrião tem propriedades digestivas que melhoram o funcionamento do intestino, eliminando restos de comida que possam estar causando os gases.

Ingredientes:

  • 1 punhado de agrião.

Modo de preparo: 

Passar o agrião pela centrífuga e tomar o suco logo a seguir. Não é indicado adoçar, nem adicionar água, apesar da quantidade não ser muito grande. O suco concentrado é suficiente para melhorar a digestão e combater o excesso de gases.

2. Suco de cenoura
É outra boa opção para quem sofre com flatulência em excesso, pois a cenoura crua é rica em fibras e carboidratos que não promovem a fermentação bacteriana do intestino, diminuindo a formação de gases.

Ingredientes:

  • 1 cenoura média.

Modo de preparo:

Passar 1 cenoura pela centrífuga e tomar o suco concentrado 30 minutos antes do almoço ou comer 1 cenoura crua, mastigando bem.

3. Chá de ervas
Outro ótimo remédio natural para tratar a flatulência é tomar o chá de ervas preparado com anis, funcho e alcarávia.

Ingredientes

  • 1/2 colher (de chá) de anis;
  • 1/2 colher (de chá) de erva-cidreira;
  • 1/2 colher (de chá) de alcarávia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as ervas à xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, devidamente tampado. Quando estiver morno, coar e beber. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias