Chá de hibisco emagrece? Conheça os benefícios da infusão

A flor do hibisco é rica em substâncias que ajudam na regulação do apetite, do colesterol e na saúde da pele

atualizado 19/04/2021 17:40

Getty Images

O chá de hibisco é um aliado para quem quer emagrecer e desinchar. A infusão atua como um diurético natural e possui propriedades antioxidantes, que agem como anti-inflamatórios.

“Essas substâncias auxiliam as pessoas que sofrem com retenção de líquidos e, desta maneira, colaboram para o emagrecimento”, explica a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento.

O hibisco possui ainda polifenóis, que contribuem para a regulação de alguns genes envolvidos na produção de ácidos graxos no fígado. Desta maneira, a infusão colabora para a diminuição da absorção de gordura no intestino.

O chá também diminui a atividade de enzimas pancreáticas e intestinais, que são encarregadas de digerir e favorecer a absorção dos carboidratos.

O consumo do chá regularmente também está associado a uma redução de LDL (colesterol ruim) e aumento de HDL (colesterol bom), explica Laura.

Mas engana-se quem pensa que o chá de hibisco é benéfico apenas para o emagrecimento. A planta está associada também à saúde da pele devido por causa de suas propriedades antioxidantes.

O chá pode ser tomado 30 minutos antes das principais refeições por até 12 semanas. Mas atenção, o consumo excessivo e por tempo prolongado pode trazer alguns prejuízos à saúde, como informa a nutricionista.

“Ele pode baixar demais a pressão levando o indivíduo a ter hipotensão. O consumo excessivo do chá pode atrapalhar a fertilidade por possuir interferência na ovulação”, conta Laura.

Como fazer o chá de hibisco

Ingredientes:
2 colheres de sopa de flor de hibisco seca;
300 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Aqueça a água até começar a levantar fervura e apague o fogo. Acrescente as flores de hibisco, tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos antes de coar e beber.

Para que os resultados sejam alcançados, também é importante manter uma rotina de alimentação saudável, com alimentos ricos em nutrientes, e a prática regular de exercícios físicos. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias