metropoles.com

CFM pede que proibição da venda de cigarros eletrônicos seja mantida

Conselho Federal de Medicina faz alerta sobre o risco de dependência química e desenvolvimento de doenças cardiovasculares e respiratórias

atualizado

Compartilhar notícia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota, nesta segunda-feira (2/5), pedindo que a proibição da venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos seja mantida.

O posicionamento é uma resposta à mobilização de alguns segmentos que pedem mudanças na legislação para conseguir a liberação da comercialização do produto no país.

“O cigarro eletrônico é a porta de entrada para o tabagismo. Estudos já comprovaram os riscos da nicotina para doenças cardiovasculares e respiratórias, dependência química e câncer”, disse o presidente do CFM, José Hiran Gallo, na nota.

0

O CFM pede que os médicos orientem os pacientes e a população em geral a não utilizarem o dispositivo, informando sobre os efeitos nocivos à saúde.

Neste sentido, o conselho pede ainda que o governo e o Congresso Nacional se comprometam a manter a proibição do uso dos dispositivos eletrônicos em lei, além de reforçar a fiscalização e controle e desenvolver campanhas de esclarecimento sobre os malefícios da prática.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?