metropoles.com

Casos de Covid-19 no mundo subiram 9% na última semana, diz OMS

Entidade volta a pedir que a população observe o distanciamento social e use máscara, e que governos sejam consistentes nas medidas

atualizado

Compartilhar notícia

Picture Alliance/Getty Images
Tedros Adhanom Ghebreyesus
1 de 1 Tedros Adhanom Ghebreyesus - Foto: Picture Alliance/Getty Images

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (12/4), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o mundo teve aumento nos casos de Covid-19 pela sétima semana seguida, e de mortes, pela quarta semana. Segundo a entidade, a última semana foi a que registrou mais novos diagnósticos desde o começo da pandemia, com um aumento de 9% em relação ao período anterior — foram mais de 4,4 milhões de casos reportados à organização.

“As vacinas são vitais e poderosas, mas não são a única ferramenta. Máscaras funcionam, assim como higiene, vigilância, isolamento, quarentena e distanciamento. Mas confusão, complacência e inconsistência na aplicação de políticas de saúde causa mortes. É preciso um approach geral, e muitos países já mostraram que esse vírus pode ser contido”, explica o diretor-geral.

Maria Van Kerkhove, infectologista à frente da resposta da entidade à pandemia, lamenta que, depois de mais de um ano convivendo com o coronavírus, a situação esteja ainda pior. “Estamos em um momento crítico, e não é onde deveríamos estar com 16 meses de pandemia. É hora de refletir sobre o que estamos fazendo, se estamos seguindo os passos para nos manter seguros, assim como as pessoas que amamos”, afirma.

Ela lembra que cada um precisa fazer sua parte, mas os governos devem garantir que a população tenha condições de ficar em casa, caso tenham tido contato com alguém infectado.

A infectologista explica ainda que é essencial ter um sistema de vigilância para saber onde o vírus está circulando, detectar casos, identificar contatos e promover o isolamento.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?