Brasil tem voluntários na última fase de teste de remédio contra Covid-19

Aprovado nas etapas 1 e 2 (que avaliam a segurança da aplicação em humanos), baricitinibe passa a ser usado em maior escala contra a doença

A terceira e última fase de estudos do medicamento baricitinibe no combate à Covid-19 tem voluntários do Brasil. Aprovado nas etapas 1 e 2 (que avaliam a segurança da aplicação em humanos), o fármaco agora passa a ser usado em maior escala em pacientes hospitalizados.

O baricitinibe, usado originalmente no tratamento de artrite reumatoide, será aplicado em 400 pessoas com Covid-19 nos Estados Unidos, América Latina e na Europa. O Brasil contará com a participação de 12 centros clínicos distribuídos em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte e deverá incluir 84 pacientes, segundo cálculo amostral.

A avaliação nesta terceira fase será em relação à eficácia do medicamento na evolução dos sintomas clínicos e na redução do tempo de internação.

“Esse medicamento já é utilizado em pacientes com artrite reumatoide grave com o objetivo de reduzir o intenso processo inflamatório característico da doença. Sabemos que a gravidade da Covid-19 tem associação com a magnitude do processo inflamatório desencadeado pelo vírus. Este fato nos direciona para o estudo de drogas que apresentem potencial na redução desta inflamação e, por consequência, uma melhora mais rápida e com menos complicações durante o curso da doença”, explica Cristhieni Rodrigues, infectologista do Hospital Santa Paula, em São Paulo. Até o momento, foram incluídos e estão em seguimento no local oito pacientes, sendo que quatro já apresentaram alta hospitalar.

Pacientes com diagnóstico de pneumonia pela Covid-19 com necessidade de internação hospitalar são convidados a participar do estudo. Eles serão acompanhados durante 28 dias. A expectativa é que os resultados da pesquisa sejam conhecidos entre setembro e outubro.

1/6
Yanka Romao/Metrópoles
Yanka Romao/Metrópoles
Yanka Romao/Metrópoles
Yanka Romao/Metrópoles
Yanka Romao/Metrópoles
Yanka Romao/Metrópoles