metropoles.com

Brasil tem 76 estudos sobre o coronavírus; 21 são de tratamentos

Informação foi divulgada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, que precisa aprovar pesquisas com humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Autoridades do DF visitam Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)
1 de 1 Autoridades do DF visitam Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, já aprovou a realização de 76 pesquisas sobre o novo coronavírus no Brasil entre 23 de março e a última terça-feira (14/04). Desses, 21 são protocolos de tratamento que envolvem ensaios clínicos com mais de 8,7 mil pacientes de Covid-19.

Os ensaios foram propostos por 17 instituições de pesquisa de cinco Estados. Entre elas estão centros renomados como a Faculdade de Medicina da USP, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Hospital Albert Einstein. Há estudos sobre o uso da cloroquina e da azitromicina em pacientes graves e pesquisas com o plasma sanguíneo de pessoas curadas.

Além dos estudos feitos com os pacientes, pesquisadores brasileiros estudam a saúde mental da população no contexto da pandemia do novo coronavírus, fazem pesquisas de ciências humanas e investigações epidemiológicas.

A busca acelerada por resultados para o tratamento da pandemia fez com que o Conep reduzisse o tempo de avaliação dos estudos que investigam o coronavírus de 30 para 3 dias, seguindo um procedimento de urgência.

“Temos recebido uma quantidade grande. Chegaram à Conep mais de 400 pesquisas [relacionadas ao coronavírus]”, afirma o coordenador da Conep, Jorge Venâncio, que ressalta que qualquer pesquisa que envolva a observação ou experimentação em seres humanos deve ser aprovada pela comissão. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?