Aprenda receitas caseiras para aliviar a tosse

Alguns chás podem ajudar a acalmar a região da garganta, hidratar as cordas vocais e descongestionar as vias aéreas

istockistock

atualizado 17/01/2019 8:22

A tosse é um sintoma muito comum e incômodo ao paciente. Além do desconforto na região da garganta, se prolongada, a tosse pode ser responsável por dores musculares na região peitoral e torácica. Apesar de ser importante acompanhamento médico para determinar as causas do problema, alguns chás podem ajudar a acalmar o organismo.

Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenoura, que, por causa de sua propriedade broncodilatadora, é capaz de aliviar a tosse com catarro e promover bem-estar. O chá de gengibre com limão também é uma boa opção, sendo indicado para a tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica.

Para complementar essas receitinhas caseiras, você pode tomar um copo de água em temperatura ambiente com uma colher de mel, que ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmando toda a região da garganta e diminuindo os acessos de tosse. Mas é importante saber identificar a causa da tosse para que o tratamento seja direcionado e eficaz.

Confira mais opções:

1. Tosse seca
Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedade anti-inflamatórias, ajuda a reduzir a irritação da garganta e dos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse. Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

Ingredientes​
140 g de raiz de gengibre;
Suco de 2 limões;
½ litro de água.

Modo de preparo
Ferva a água com o gengibre em fogo brando, até que a mistura se reduza à metade do volume inicial. Depois, desligue o fogo, coe e junte o suco dos limões. Para adoçar, adicione uma colher de chá de mel. Tome uma colher de sopa do chá a cada quatro horas, enquanto a tosse persistir.

2. Tosse no bebê
Um xarope de cenoura e um chá de cascas de cebola, por exemplo, são boas dicas caseiras. Para fazer o chá, coloque as cascas de uma cebola grande em 500 ml de água e deixe ferver. Coe e, quando estiver morno, ofereça ao bebê em pequenas quantidades.

Limpar o nariz do bebê com soro fisiológico (e, se necessário, a ajuda de um cotonete para bebês) antes das mamadas também ajuda a aliviar os sintomas.

3. Tosse com catarro
Uma opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o suco de guaco com cenoura, que possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, ajudando a eliminar o excesso de catarro e melhorando a respiração. Pode-se adicionar também hortelã-pimenta ao suco, que ganha então propriedades anti-inflamatórias, bons auxílios para redução das crises de tosse, principalmente nos casos de gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes
5 folhas de guaco;
1 cenoura;
2 ramos de hortelã;
1 colher de chá de mel.

Modo de preparo
Para fazer o suco, bata no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os ramos de hortelã. Depois, coe e adoce com uma colher de chá de mel. Beba 20 ml do suco várias vezes ao dia.

Outra ótima opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o xarope de cebola e alho, que possui propriedades expectorantes e antissépticas, ajudando a liberar o catarro e fortalecer o sistema imune.

4. Tosse alérgica
Para aliviar a tosse alérgica, é possível utilizar algumas plantas medicinais, como urtiga, rorela e tanchagem, por exemplo. Elas têm propriedades calmantes, aliviando o desconforto na garganta e, consequentemente, a tosse.

Para fazer o chá de urtiga, é necessário colocar uma colher de sopa de folhas de urtiga em 200 ml de água e deixar ferver por cinco minutos. Em seguida, basta coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia. Se quiser, adicione uma colher de mel para adoçar.

As opções naturais para tratar a tosse não devem excluir a administração de medicamentos receitados pelo médico, principalmente em casos de tosse alérgica, tratada com anti-histamínicos, por exemplo.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias