Aprenda como fazer uma dieta de 1.200 calorias para emagrecer

Para que a dieta hipocalórica funcione, é importante saber escolher os alimentos que serão consumidos e fazer seis refeições diárias

atualizado 19/11/2021 18:46

Balança de banheiroSiam Pukkato / EyeEm/ Getty Images

Todo mundo já sabe que a alimentação e a prática de atividades físicas são a base do emagrecimento. Um mito que precisa ser desfeito, entretanto, é o de que seguir uma dieta é sinônimo de comer alimentos sem graça ou de passar fome.

Na dieta hipocalórica de 1.200 calorias, são recomendadas seis refeições por dia para ajudar no controle da fome, priorizando o consumo de alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, proteínas magras, gorduras saudáveis e leguminosas.

Conheça outras dietas para perder peso rápido

0

 

A dieta de 1.200 calorias é um plano alimentar com grande restrição calórica, por isso é recomendado que seja feita com a orientação de um nutricionista ou um nutrólogo. A baixa ingestão calórica deve ser associada a exercícios leves, como caminhadas moderadas, alongamentos, musculação leve ou ioga.

Além disso, é fundamental dormir entre sete e nove horas por dia para ajudar no equilíbrio dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade, que contribuem para o emagrecimento.

O que comer

Devem ser priorizados alimentos com poucas calorias e que ajudam a controlar a fome. Bons exemplos são:

  • Frutas frescas: como morango, melão, pêssego, tangerina, mamão, kiwi, maçã ou abacaxi;
  • Vegetais frescos: pepino, berinjela, espinafre, acelga, alface, rúcula, brócolis, couve-flor ou abobrinha;
  • Proteínas magras: tofu, peixes de carne branca, frutos do mar, frango ou ovos;
  • Cereais integrais: arroz integral, macarrão integral, quinoa ou milho;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico ou soja em grãos.

Além disso, deve-se beber, no mínimo, 1,5 litro de água por dia, pois o organismo costuma confundir a sensação de sede com fome. Ademais, a bebida preenche o estômago, promovendo a saciedade e controlando a fome.

Consumir com moderação

Alguns alimentos, como azeite, laticínios, sementes de linhaça, amendoim, abóbora ou de chia, devem ser consumidos diariamente, pois fornecem nutrientes essenciais para o organismo. Entretanto, por serem muito calóricos, o consumo deve ser moderado para não comprometer o emagrecimento durante a dieta.

O que evitar

Durante a dieta de 1.200 calorias, os alimentos muito calóricos ou que podem aumentar a fome devem ser evitados, como:

  • Cereais refinados: arroz branco e farinha de trigo branca, presente em alimentos como pão branco ou macarrão branco. Esses alimentos promovem o aumento dos níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue, aumentando a fome e causando o ganho de peso;
  • Açúcar: presente em doces, sorvetes, gomas, chocolates ou sucos de caixinha. O excesso de açúcar na dieta desregula a insulina e a glicose no sangue, gerando a fome e o ganho de peso;
  • Alimentos ricos em gordura: margarina, manteiga, bacon, chocolate ao leite e frituras em geral. Eles são ricos em calorias que dificultam o emagrecimento;
  • Alimentos industrializados: molhos prontos, refrigerantes, biscoitos, pizza ou refeições do tipo fast food;
  • Bebidas alcoólicas, pois são ricas em calorias e dificultam a perda de peso. (Com informações do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias