Aprenda a fazer massagens relaxantes nas mãos, pescoço e ombros

É possível aliviar o estresse com movimentos simples. Tocar a palma das mãos, que é cheia de pontos reflexivos, promove conforto imediato

Jesper Aggergaard/Unsplash

atualizado 10/06/2019 10:51

A massagem é uma das maneiras mais eficazes de relaxamento. Com movimentos vigorosos, os músculos e tendões são liberados, o corpo perde um pouco da tensão e a sensação de calma reaparece. Mesmo com a falta de tempo, é possível encaixar o ritual na rotina.

A massagem relaxante pode ser feita pela própria pessoa, sentada e relaxada, e consiste em pressionar e “amassar” os músculos da parte superior das costas e também as mãos. Uma das melhores indicações é em casos de dor de cabeça, falta de concentração ou quando a pessoa sente que está com muita tensão na região dos ombros e pescoço.

A automassagem pode durar de 5 a 10 minutos e pode ser feita até mesmo no trabalho, em um momento de pausa para o café, por exemplo, sendo útil para relaxar, acalmar e melhorar o foco e a atenção.

Veja o passo a passo para fazer uma massagem relaxante na região superior das costas, pescoço e mãos.

1. Alongamentos para o pescoço

Sentar confortavelmente em uma cadeira com as costas eretas e apoiadas. Começar alongando os músculos do pescoço, inclinando o pescoço para a direita e permanecendo nesta posição por alguns segundos. A seguir, fazer o mesmo movimento para a esquerda, para frente e para trás.

2. Massagem no pescoço e ombros

Colocar a mão direita sobre o seu ombro esquerdo e massagear os músculos que se localizam entre o ombro e a nuca, como se estivesse amassando pão, mas sem machucar. É importante ter alguma pressão. Se o movimento for muito suave, não haverá efeito terapêutico. Fazer os mesmos movimentos do lado direito, insistindo nas regiões mais doloridas.

3. Alongamento para as mãos

Apoiar os cotovelos em uma mesa e fazer o movimento de abrir a mão com a ajuda da outra, esticando ao máximo os dedos. Fechar as mãos por 3 a 5 vezes. A seguir, encostar uma palma da mão na outra com os dedos bem abertos e tentar manter todo o antebraço encostado na mesa. Ficar nesta posição por alguns segundos.

4. Massagem nas mãos

Utilizando o polegar direito, pressionar a palma da mão esquerda com movimentos circulares. Aplicar um pouco de creme hidratante para que as mãos deslizem melhor. Com o polegar e o indicador, deslizar sobre cada dedo de forma individual, na direção da palma da mão para as pontinhas dos dedos.

As mãos possuem pontos reflexos que conseguem relaxar todo o corpo e, por isso, alguns minutinhos de massagem nelas são suficientes para se sentir melhor e mais confortável.

(Com informações do portal Tua Saúde.)

Últimas notícias