Aprenda 7 dicas para emagrecer de maneira rápida e saudável

Sucos detox e chás termogênicos aceleram o emagrecimento desde que se siga uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios físicos

atualizado 20/05/2021 16:32

iStock

É possível emagrecer rápido mas, para que isso aconteça de maneira saudável, é importante ajustar todo o estilo de vida. As mudanças devem começar pela alimentação e incluir a prática regular de atividades físicas e o desenvolvimento de bons hábitos de sono.

Para acelerar o emagrecimento saudável, é possível recorrer a alimentos ou chás termogênicos. Também é importante evitar ingerir líquidos durante as refeições e diminuir o consumo de produtos industrializados. Veja dicas para emagrecer de maneira saudável e uma sugestão de cardápio para você iniciar a sua dieta:

1 – Beba chás termogênicos

Os chás termogênicos aceleram o metabolismo, promovendo o aumento do gasto energético, a quebra de gorduras, a sensibilidade à insulina e o equilíbrio metabólico.

Os mais indicados são o chá verde, de hortelã com limão, cúrcuma e pimenta. Uma boa dica é beber uma xícara em jejum, pela manhã, e outra antes de dormir.

2 – Evite líquidos durante as refeições

Ao ingerir líquidos durante as refeições, seja água, suco, refrigerante ou bebida alcoólica, o estômago sofre uma dilatação, pois é um músculo que tem elasticidade, o que acaba interferindo na sensação de saciedade. Este é um dos motivos que fazem com que as pessoas aumentem as porções das refeições.

Mas atenção, é importante manter o consumo de água durante o dia para hidratar o corpo. É recomendado beber ao menos oito copos de água entre as refeições.

3 – Evite molhos nas refeições

Para emagrecer, deve-se evitar consumir molhos como maionese, ketchup e mostarda, pois são alimentos que contém muitas calorias, além de serem pouco nutritivos e ricos em gorduras trans, aditivos e conservantes.

Dê preferência ao sal, azeite, vinagre ou sal de ervas para temperar as saladas e evitar o consumo de molhos.

4 – Mastigue bem os alimentos

Comer com calma e mastigar bem os alimentos permite uma comunicação mais eficaz entre o estômago e o cérebro, fazendo com que ocorra a liberação de hormônios associados à saciedade, o que contribui para que a pessoa coma menos.

Além disso, a mastigação é importante para a trituração do alimento em pedaços menores o que facilita a digestão. O ato de mastigar também aumenta produção de amilase, uma enzima importante para o processo digestivo.

5 – Durma 8 horas por noite

Depois de uma noite de sono mal dormida, os níveis da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, podem diminuir e causar aumento do apetite durante o dia, dificultando o emagrecimento ou aumentando o peso corporal.

Além disso, o cansaço e o estresse de não dormir o suficiente, aumentam os níveis do hormônio cortisol, dificultando a perda de peso. Por isso, é importante dormir 8 horas por noite para regular os níveis de hormônios e emagrecer de forma saudável.

6 – Evite alimentos industrializados

Os alimentos industrializados possuem aditivos químicos para intensificar a cor, o sabor e o odor, além do alto teor de sal que provoca inchaço no corpo, muitas calorias e pouco valor nutricional.

Por isso, uma boa dica para emagrecer é evitar consumir sucos prontos, refrigerantes, enlatados, embutidos e temperos em pó ou na forma de caldo de legumes ou carne, por exemplo.

7 – Tome suco detox

Os sucos detox são ricos em água, fibras, vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e diuréticas, garantindo uma boa nutrição do corpo e fornecendo sensação de saciedade, com poucas calorias.

Cardápio para emagrecer de maneira rápida e saudável

Veja um cardápio de refeições para sete dias para garantir um emagrecimento adequado, sem prejuízo para a saúde. Depois de uma semana, é possível ajustar o cardápio levando em consideração as dicas indicadas anteriormente.

Esta dieta possibilita a perda de até um quilo por semana e pode ser repetida a cada três meses para ajudar no processo de emagrecimento ou depois de períodos de festas, em que se ingere, normalmente, alimentos mais doces ou gordurosos.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias