Aprenda 3 receitas de chás detox para emagrecer e perder a barriga

A desintoxicação do organismo é indicada antes de iniciar uma dieta ou para quem chegou ao efeito platô e não consegue mais perder peso

atualizado 25/05/2021 11:56

Chá detoxPixabay

Alguns chás são poderosos remédios naturais para quem quer desintoxicar o organismo antes de iniciar uma dieta para emagrecer. Os chás de salsa, bardana ou erva-doce, por exemplo, aumentam a produção de urina e ajudam na eliminação de toxinas.

Eles também são indicados para quem já está fazendo dieta, mas chegou no platô – aquele momento em que o corpo se adapta à nova rotina de alimentação e exercícios e não consegue mais perder peso –, ou para fazer uma limpeza no fígado depois de um dia de exageros alimentares.

Para que o detox tenha resultados, é importante cortar alimentos com cafeína, açúcar e bebidas alcoólicas, pois são tóxicos para o fígado, assim como alimentos industrializados, que contém conservantes, corantes ou adoçantes, que possuem substâncias prejudiciais para o organismo.

O resultado do consumo dos chás detox será facilmente perceptível na região do abdômen, pois é justamente onde o inchaço do corpo costuma se manifestar.

Aprenda três receitas de chás detox:

Chá de salsinha

A salsa, também conhecida como salsinha e salsa-hortense, é um diurético natural e um purificador suave. Ela proporciona a desintoxicação do organismo e a diminuição de distúrbios gastrointestinais.

Ingredientes

1 ramo de salsa fresca picada;
1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver até que as folhas estejam totalmente cozidas. Apague o fogo, deixe a panela tampada e coe quando o chá estiver morno. Pode-se beber 1 litro deste chá ao longo do dia.

Chá de ervas

Um outro excelente remédio caseiro para desintoxicar o corpo é tomar o chá de ervas que tem como base a bardana e o alcaçuz. ​A bardana é uma planta medicinal muito utilizada também no tratamento de problemas dermatológicos.

Ingredientes

1 litro de água;
1 colher (chá) de bardana;
1 colher (chá) de raiz de dente-de-leão;
1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
1 colher de chá de urtiga;
1 colher (chá) de hortelã.

Modo de preparo

Para preparar este chá, as raízes de bardana, de dente-de-leão e de alcaçuz devem ser misturadas com a água em uma panela tampada. Depois de ferver, deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos.

Após apagar o fogo, adicione a urtiga e a hortelã. A mistura deve repousar durante 10 minutos e então ser coada. Este chá pode ser tomado diariamente durante três semanas.

Estes ingredientes têm efeitos desintoxicantes e purificam suavemente o corpo ao estimular as funções secretoras da pele, dos rins, fígado e do intestino.

Chá de erva-doce

Um delicioso desintoxicante natural é o chá de erva-doce. Esta planta possui propriedades diuréticas e pode ser usada como um poderoso complemento para uma dieta detox.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de sementes de erva-doce;
500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque a erva-doce em uma panela e acrescente a água fervente. Deixe abafado por cerca de 10 minutos. Beba quatro xícaras ao longo do dia para retirar as impurezas do organismo e, assim, conseguir emagrecer mais facilmente e obter mais energia e disposição.

A erva-doce é contraindicada em caso de úlcera duodenal ou gástrica, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite. (Com informações do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias