Além de usado para fazer cerveja, o lúpulo pode virar chá relaxante

A planta tem poder medicinal e consegue amenizar a ansiedade, os distúrbios de sono e até algumas dores musculares

Elevate, UnsplashElevate, Unsplash

atualizado 15/05/2019 12:09

Um dos principais ingredientes para a fabricação de cervejas, o lúpulo é uma planta medicinal que também pode ser usada na preparação de chás que amenizam a ansiedade, os distúrbios do sono e as dores musculares. É ele que dá o sabor amargo à cerveja e também serve como conservante natural da bebida.

As partes do lúpulo que devem ser usadas para a preparação do chá são as flores, que são comercializadas em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Às vezes, o chá já é vendido pronto. Para fazer a bebida em casa, basta deixar a planta secar em um pote, e depois, separar as pétalas para a infusão. Deixe descansar por 10 minutos na água fervente, coe e beba antes de dormir.

Mulheres grávidas e em aleitamento materno, além de pacientes com diabetes ou câncer, não devem tomar a substância. Os efeitos colaterais do lúpulo incluem sonolência e diminuição da libido, quando ele é consumido em excesso. O nome científico é Humulus Lupulus, da família das canabináceas, mesma da maconha. O lúpulo é popularmente é conhecida também como engatadeira, pé-de-galo ou vinha-do-norte.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias